Amaciante de carne faz mal para a saúde? Entenda mais sobre isso

Por mais prático que o amaciante de carne possa ser, é preciso ficar bem atento com ele

Sem dúvidas, há muita polêmica ao redor dos amaciantes de carne. Para inúmeras pessoas, eles facilitam o preparo de boa parte das refeições do dia a dia. Mas a confusão começa quando se fala dos efeitos que esses amaciantes podem ter na nossa saúde. Portanto, se você fica na dúvida nesse assunto, venha com o SaúdeLab e descubra se o amaciante de carne faz mal para a saúde de fato.

Atualmente, com a correria da nossa rotina, fica cada vez mais difícil de dedicar nosso tempo para preparar e planejar melhor nossas refeição. Consequentemente, muitas pessoas se rendem à quaisquer produtos que possam facilitar essa questão. O problema é que na grande maioria das vezes, o caminho mais fácil e prática acaba custando muito caro para o nosso organismo no final.

Como o funciona o amaciante de carne?

Se você costuma preparar carnes com frequência, então você provavelmente sabe que os preços variam muito entre cada corte. Apesar de haver outros fatores que influenciam, na maioria das vezes o preço dos cortes são estabelecidos de acordo com a qualidade da carne. Por isso que carnes que são mais duras e difíceis de preparar, mastigar e engolir costumam ser as mais baratas.

É justamente nessas carnes mais acessíveis que os amaciantes de carne entram em ação. De maneira geral, a rigidez desses cortes se dá pela presença de fibras elásticas. Para eliminar essas fibras, os amaciantes apresentam químicos ou enzimas que são capazes de quebrar essas fibras. Com isso, eles promovem uma maior maciez da carne e eliminam boa parte da elasticidade que ela tinha.

Leia mais: Tábua de Carne: saiba como escolher, manusear e higienizar corretamente

O amaciante de carne faz mal mesmo?

A princípio, toda a questão de se o amaciante de carne faz mal ou não para a saúde só é levantada por causa da versão industrializada do produto. Por ser industrializado, esse tipo de amaciante recebe a adição de inúmeros químicos, como o glutamato monossódico. Aditivos desse tipo tendem a ser muito prejudiciais para o nosso organismo, especialmente a longo prazo.

Por outro lado, mesmo que eles fossem seguros do ponto de vista nutricional, eles ainda seriam responsáveis por prejudicar a textura e sabor da carne. Ou seja, a versão industrializada do amaciante de carne faz mal até para o preparo dela. Sendo assim, sempre que possível, procure evitar o uso dele. Analisando estes dados, podemos dizer que sim, o amaciante de carnes faz mal para a saúde.

Dê preferência por amaciantes de carne naturais

Infelizmente, os amaciantes de carne industrializados costumam ser os mais utilizados pelas pessoas. Com isso, poucos acabam conhecendo as versões naturais dele, que são muito mais seguras. Conforme fora dito, um amaciante de carne é capaz de quebrar as fibras elásticas da carne através de químicos, que é o caso dos amaciantes industrializados, ou de enzimas, que costuma ser o mecanismo dos amaciantes naturais.

Dito isso, um dos amaciantes de carne naturais mais conhecidos é o suco de abacaxi. Porém nesse aspecto, talvez o mamão seja uma fruta ainda mais interessante de ser usada. Geralmente, ele é empregado como amaciante na forma do leite de mamão, ou com o uso da papaína, enzima proveniente do mamão e que pode ser encontrada na forma de pó. Utilizando os amaciantes naturais, a mudança no sabor é muito mais sutil e completamente segura.

Leia mais: Quais são os temperos que fazem mal para hemorroidas? Saiba quais e evite na sua dieta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação