Losartana faz mal para o fígado? Entenda os possíveis efeitos colaterais

Se você sofre de hipertensão, ou conhece alguém que tem esse problema, então talvez você já tenha ouvido falar da losartana. Esse medicamente é amplamente utilizado e recomendado no meio médico, e cumpre muito bem o seu papel principal. Contudo, há quem diga que ele apresente malefícios para o fígado. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o losartana faz mal para o fígado, e quais os possíveis efeitos colaterais dele.

De antemão, todo medicamento precisa ser consumido com muito cuidado e atenção. Inclusive, dependendo de qual for, a orientação médica é indispensável. Afinal, os medicamentos são basicamente compostos químicos planejados para eliminar ou controlar determinados problemas de saúde. Portanto, se utilizados da forma errada, eles deixsam de cumprir com suas funções, e passam a ser danosos.

Losartana: o que é e qual a utilidade?

Conforme fora dito, geralmente quem tem hipertensão já conhece a losartana, visto que é um medicamento útil no controle dessa doença. Mas vale entender como é que ele funciona antes de saber se a losartana faz mal para o fígado de fato ou não. De maneira geral, precisamos ter em mente que o nosso sistema circulatório funciona como uma tubulação, em que as artérias agem como túneis revestidos de músculos.

A losartana é responsável por reduzir a contração que feita pelos músculos que envolvem as artérias, que é justamente o que leva ao aumento da pressão arterial. Essa ação se dá pelo fato de que o medicamento consegue bloquear os receptores da angiotensina, substância que causa a contração dos vasos. Com isso, a losartana promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, que é benéfico para a hipertensão e outros problemas cardiovasculares. Em caso de mais dúvidas sobre a losartana acesse aqui a bula do paciente.

Leia mais: Canela faz mal para pressão alta? Entenda os efeitos dela na hipertensão

A losartana faz mal para o fígado?

A princípio, muitos medicamentos podem causar problemas hepáticos pelo fato de que o fígado é um dos órgãos responsáveis por filtrar eles do nosso organismo. Com isso, dependendo do composto e da quantidade consumida, ele acaba se sobrecarregando ou se intoxicando. Nesse aspecto, até seria possível afirmar que a losartana faz mal para o fígado, mas apenas quando em quantidades muito grandes ou sob uso prolongado.

Na realidade, a composição da losartana tende a não ser muito agressiva para o fígado. Sendo assim, se você seguir a risca as orientações de seu médico, você dificilmente irá enfrentar problemas hepáticos com o uso dela. Por outro lado, a losartana faz mal para o fígado em casos raros de efeitos colaterais. Quando isso ocorre, há uma chance do usuário ficar com o fígado inflamado, o que pode levar a hepatite.

Outros possíveis efeitos colaterais da losartana

Por fim, tendo em mente que a losartana faz mal para o fígado apenas em casos raros, fica claro que ela é um medicamento seguro e confiável, se consumido corretamente. Mas assim como quase todo remédio, ela também pode apresentar efeitos colaterais, além da inflamação do fígado já citado. Dito isso, confira a seguir alguns desses efeitos colaterais que a losartana pode vir a causar:

  • Cansaço
  • Tontura
  • Hipotensão
  • Sensibilidade à luz solar
  • Fraqueza
  • Alergias na pele

Leia mais: Ora-pro-nobis-faz mal para o fígado? Fique por dentro dos seus efeitos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915