Após tosse persistente, mãe descobre que filho de 5 anos tinha objeto estranho dentro do pulmão

É muito comum crianças engolir objetos, por isso é preciso cuidado dos pais, visto que um menino de 5 anos de idade que estava com tosse constante. Ao chegar no hospital o pequeno estava com uma mola de metal presa no pulmão há três meses. Por isso veja com SaúdeLab os cuidados que você deve ter para evitar situações e o que fazer caso ocorra?

Menino tinha mola de metal no pulmão

Este caso ocorreu no Paraguai em um menino de apenas 5 anos de idade, a história foi compartilhada pelo médico que retirou o objeto da criança. A intenção do profissional é alertar os pais em relação aos cuidados dos filhos para evitar situações como esta que podem agravar a saúde. Dado que quanto mais tempo ficar com algo estranho no organismo mais problemas graves devem acontecer.

Contudo, neste caso a criança apresentou um tosse persistente desde dezembro de 2022, com isso os pais levaram ele para hospital. A princípio, ao realizar o raio x, os médicos constataram que tinha um objeto de metal do lado esquerdo do pulmão. Logo depois, o Hospital Regional De Villarrica transferiu o menino para o Instituto Nacional de Doenças Respiratórias e Ambientais para tratamento urgente.

Menino com mola no pulmão
Menino com mola no pulmão Foto: Divulgação

A cirurgia aconteceu no último dia 8 de março, e os médicos removeram a mola do pulmão do menino, o procedimento foi realizado com sucesso. Segundo o médico Carlos Morinigo a cirurgia foi complicada pelo fato do tempo que o objeto estava alojado no pulmão. Em função do tempo, a mola de metal causou danos durante o período que está no órgão. Entretanto, o médico ressaltou que provavelmente haverá uma diminuição na capacidade do pulmão, mas, possivelmente irá melhorar à medida que ele for crescendo.

Saiba também: O que fazer quando uma criança engole objetos perigosos?

Cuidados com objetos pequenos

Nesse sentido, o que fazer se uma criança engolir um objeto estranho? Em primeiro lugar, casos como estes são mais comuns do que você imagina. A ingestão de objetos estranhos e substâncias tóxicas por crianças podem ser prevenidas. Deste modo, os pais devem ficar atentos e seguir algumas dicas essenciais para que algo pior ocorra na saúde deles. 

Primeiramente, saiba que os pequenos são muito curiosos e para explorar o ambiente nos primeiros anos de vida terá o hábito de levar objetos na boca. Contudo, ao engolir um objeto estranho ele seguirá o caminho do alimento e se alojará no esôfago e progredir no estômago, e intestino. Para evitar o acidente a prevenção é necessária, então procure verificar se os brinquedos são adequados para a faixa etária delas. 

Além disso, verifique se tem pequenas partes dos brinquedos que possam ser removidos, e dentro de casa veja se tem objetos pequenos pela casa. Então, retire moedas, e peças caídas pelo chão, dentro de gavetas e sobre móveis, e soltas pela mobília da sua casa. Não deixe que eles tenham fácil acesso a estas pequenas peças e o mesmo vale para produtos químicos que devem ficar em locais de difícil acesso. 

Veja também: Dieta para Diverticulite: saiba quais alimentos são liberados e quais não podem ser consumidos

 

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71