Book Appointment Now
Beber água em jejum é bom ou ruim? Saiba a verdade agora mesmo
Todo mundo sabe que a ingestão de água é fundamental para o equilíbrio do organismo. Entretanto, será que a prática de beber água em jejum, que ficou famosa nos últimos tempos, é realmente adequada? Entenda a verdade hoje no SaúdeLab!
O consumo de água pela manhã, no estado de jejum, é muito popular no Japão. Assim, de acordo com a chamada “terapia da água”, deve-se ingerir 4 copos cheios de água logo após o ato de acordar. Porém, especialistas advertem sobre a maneira correta de fazer isso e os perigos que o exagero pode trazer. Confira!
Afinal, beber água em jejum traz benefícios?
De imediato, a resposta é sim. Beber água em jejum promove a reposição dos líquidos que foram perdidos durante o sono, já que, ao acordar, o corpo está naturalmente desidratado. Além disso, essa prática também elimina as toxinas e resíduos produzidos durante a noite em nosso corpo.
E os benefícios não param por aí: beber água em jejum também ajuda o corpo a produzir novas células sanguíneas e musculares, o que auxilia no equilíbrio do sistema linfático e intestinal. E, para quem está em dieta, a notícia é ainda melhor: a prática também acelera o metabolismo, aumentando a queima calórica e diminuindo o apetite.
Nesse sentido, é importante salientar, contudo, que a ingestão de água em jejum para fins de emagrecimento deve acompanhar uma rotina de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
Porém, existem regras que devem ser observadas ao se adotar a prática de beber água em jejum. Veja agora!
Cuidados a serem observados por quem bebe água em jejum
Segundo especialistas, beber água em jejum para acelerar o metabolismo requer que a pessoa não consuma nenhum outro tipo de bebida ou alimento nos 30 minutos posteriores ao ato. Além disso, não adianta exagerar: o recomendado é beber apenas 1 ou 2 copos de 200ml, tendo em vista que, em 24h, o ideal é a ingestão de até 2 a 3 litros de água.
Dessa forma, beber vários copos de água pela manhã, segundo a técnica japonesa, se torna arriscado e desnecessário. Isso acontece pois, ao ingerir água em demasia, os rins ficarão sobrecarregados, e trabalharão mais. Por consequência, o corpo irá perder uma quantidade alta de sais minerais e nutrientes responsáveis pelo equilíbrio da nossa saúde.
Além disso, beber muita água pela manhã faz com que o corpo retenha mais líquido, causando inchaço e lentidão, o que pode desmotivar a pessoa a realizar as tarefas do dia.
Outro ponto importante: a água ingerida deve ser natural, em temperatura ambiente. Assim, evite água gelada ou com adição de gelo.
Como criar o hábito
Se você tem dificuldade para beber água e deseja iniciar o hábito de tomar o líquido em jejum, comece aos poucos. Assim, inicie ingerindo pequenas quantidades pela manhã, e vá aumentando as doses gradativamente. Outra dica é acrescentar ingredientes para saborizar a água, como alguma fruta cítrica, canela ou gengibre.
Gostou saber dessas dicas? Conheça opções saudáveis aqui no SaúdeLab e viva melhor!