Carne de capivara faz mal? Entenda melhor os seus perigos

Será que a carne de capivara faz mal? À primeira vista, para muitas pessoas, o consumo da carne de capivara pode parecer um pouco estranho. Porém em algumas regiões do Brasil ela é uma carne bastante popular, e sem dúvidas consegue ser bem saborosa.

O problema é que nem todo mundo sabe dizer se ela é segura. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a carne de capivara faz mal, e quais as vantagens e desvantagens dela.

As carnes bovinas, suínas, de aves e peixes são as que mais consumimos no dia a dia, e com as quais mais estamos acostumados. Mas obviamente existe uma série de carnes que são mais exóticas, que variam desde de frutos do mar até carnes de animais selvagens, como é o caso da carne de capivara.

Resta saber se o consumo delas oferece algum risco para a nossa saúde ou não.

Carne de capivara faz mal mesmo?

Conforme fora dito, a carne de capivara se encaixa na categoria de carnes de animais selvagens, chamados também de animais silvestres. A esmagadora maioria desses animais vivem soltos na natureza, fora do acompanhamento e do controle humano.

Isso inclui a capivara, que justamente por causa dessas condições, muitas vezes precisa ser caçada dentro do seu habitat natural para que possamos obter sua carne.

Mas afinal, o que isso tem a ver com a questão de se a carne de capivara faz mal? Em suma, por ser um animal silvestre, que não está sob observação de nenhuma pessoa, ele pode ser um portador e transmissor de incontáveis doenças.

No caso da capivara, a sua carne pode ser responsável por problemas como febre maculosa, leishmaniose, leptospirose e até doenças fúngicas.

Do ponto de vista nutricional, a carne tem vantagens

De maneira geral, como você pode observar, a carne de capivara faz mal pois tem o risco de transmitir doenças. Porém vale a pena conhecer as propriedades nutricionais que ela oferece.

Por incrível que pareça, nesse aspecto, ela é superior à muitas carnes que consumimos no dia a dia. Não é a toa que, mesmo apresentando esses seus riscos, ela segue sendo tão empregada em algumas culinárias e culturas.

Primeiramente, a carne em si da capivara é de grande qualidade. Na teoria, ela se assemelha à carne de porco, mas na prática possui diferenças muito importantes. Isso porque ela é bem menos gordurosa, e as poucas gorduras que apresenta são ácidos graxos.

Estes são tidos como um tipo muito benéfico de gordura, graças a capacidade deles em ajudar no controle dos níveis de colesterol do organismo, efeito que é contrário à gordura de carnes suínas.

A segurança da carne de capivara só pode ser garantida se ela for de boa procedência

Enfim, como a carne de capivara faz mal por causa do seu potencial de transmitir doenças, ela não precisa ser necessariamente excluída da dieta. Novamente, quando falamos desse problema, estamos nos referindo à capivaras que são caçadas dentro do seu habitat.

Atualmente existem criadouros de capivaras, em que a dieta e vivência delas são estritamente controlados. Nesses casos a transmissão de doenças é basicamente nula, de forma que os benefícios da carne podem ser aproveitados sem ter de se preocupar.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação