Chá para amarelão em bebê: fique por dentro dessa ótima dica caseira

Saiba mais sobre o chá para amarelão em bebê, como preparar e usá-lo corretamente

De antemão, o amarelão é um problema extremamente comum em bebês, mas que deixa muitos pais preocupados. Felizmente ele dificilmente é um problema grave de saúde, e existem formas muito eficientes de combatê-lo, como através de banhos de chás. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, e fique por dentro dessa ótima dica caseira de chá para amarelão em bebê.

Obviamente os bebês possuem uma saúde muito mais frágil que a de um jovem ou adulto. Afinal, o organismo dele está no começo de seu desenvolvimento. Com isso, é importante tomar cuidado com todo tipo de dica caseira para bebês. Isso inclui o chá para amarelão, que mesmo não sendo feito para o consumo oral, precisa ser usado com atenção para não haver problemas.

O chá para amarelão em bebê funciona mesmo?

Primeiramente, o amarelão, também conhecido por icterícia, recebe esse nome pois deixa a pele e olhos do bebê amarelados. Ele pode ser consequência de um fenômeno natural do nascimento. Basicamente, quando o bebê passa a respirar pelas vias aéreas, ele precisa eliminar hemoglobinas excessivas que forneciam oxigênio dentro do útero. Essa eliminação produz uma substância chamada de bilirrubina, responsável pela coloração amarela do amarelão.

Sob esse ponto de vista, o chá para amarelão em bebê funciona se você souber qual erva utilizar. No caso, estamos falando especificamente do picão. A planta que é conhecida por proteger o nosso fígado, mas também é capaz de ajudar o organismo a eliminar a bilirrubina. E por ser causado por ela, fazer um chá para amarelão em bebê pode servir como um tipo de tratamento caseiro.

Passo a passo de como fazer e usar o chá

  1. Antes de mais nada, em uma panela grande sob o fogo alto, acrescente 2 litros de água.
  2. Enquanto a água esquenta, acrescente também cerca de 10 colheres de sopa de folhas de picão. Se quiser, você também pode adicionar um pouco de camomila para ajudar a manter a calma do bebê durante o banho.
  3. Feito isso, espere a água ficar fervente, desligue o fogo e deixe a panela tampada para abafar.
  4. Depois de aproximadamente 10 minutos, coe a água da panela para poder descartar as folhas de picão.
  5. Agora aguarde a água ficar em uma temperatura mais amena, e que não seja quente demais para o bebê.
  6. Por fim, coloque a água em uma banheira e já pode dar um banho normalmente no bebê usando ela.

Não conte apenas como o banho de chá para combater o amarelão

Por fim, não podemos deixar de salientar que o chá para amarelão em bebê não é sempre uma solução definitiva para o problema. Você até pode combinar ele com outras dicas, como um bom banho de Sol, mas ainda assim é preciso reconhecer que o amarelão requer atenção e cuidado. Por isso, se seu bebê estiver sofrendo com ele, procure o atendimento e orientação de um médico, até mesmo para saber se ele pode ou não receber um tratamento caseiro como o banho de chá de picão.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação