Comer pipoca todo dia faz mal para a saúde? Descubra se é um alimento saudável

Pipoca é o lanche favorito de muitas pessoas, porém quais são seus efeitos na saúde?

Sem dúvidas, a pipoca é o lanche perfeito para qualquer ocasião. Seja para assistir um filme ou série, ou apenas para comer como aperitivo, ela é uma excelente escolha. Entretanto, pouco se fala sobre o impacto que ela tem na nossa saúde, especialmente quando é consumida com frequência. Por isso o SaúdeLab vai te ensinar se comer pipoca todo dia faz mal para a saúde, e o quão prejudicial ela é.

À primeira vista, a pipoca pode parecer uma alimento inofensivo. Afinal, ela é literalmente feita apenas com os grãos de milho. Entretanto, nunca devemos subestimar o impacto que um alimento pode ter na nossa saúde, até mesmo quando se trata de alimentos naturais, que costumam ser extremamente benéficos para o organismo.

O problema não está na pipoca em si

Conforme fora dito, a pipoca é basicamente feita de milho, já que são os grãos dele que estouram e viram a pipoca como conhecemos. Sob esse ponto de vista, realmente não há muito motivo para se dizer que comer pipoca todo dia faz mal. Entretanto, o verdadeiro problema da pipoca para a nossa saúde não está nela, e sim no modo de preparo e consumo que ela recebe.

Na grande maioria das vezes, as pessoas acrescentam sal, ketchup, manteiga e outros condimentos na pipoca. Ademais, também é comum optarmos pela pipoca de micro-ondas ao invés de fazer ela com os grãos de milho em uma panela. É justamente nesses casos em que a pipoca passa a ser muito prejudicial para a nossa saúde.

Leia mais: Pipoca faz mal para tosse? Descubra agora se é um mito ou verdade

Então comer pipoca todo dia faz mal?

Dependendo do seu modo de consumo, comer pipoca todo dia faz mal para a saúde de fato. Por exemplo, condimentos como o ketchup são extremamente industrializados. O mesmo vale para as pipocas de micro-ondas, que recebem uma enorme quantidade de aditivos químicos. Essas características fazem com que as qualidades nutricionais dos alimentos sejam muito empobrecidas.

Já em relação ao uso do sal e da manteiga, o problema está no fato de que eles grandes fontes de sódio e gorduras, respectivamente. Ou seja, usar muito sal na pipoca pode elevar a pressão arterial e causar problemas renais, e acrescentar manteiga contribui para o ganho de peso e aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Então em suma, comer pipoca todo dia faz mal não por causa da pipoca, e sim por causa de tudo que é acrescentado nela.

O consumo de pipoca pode ser saudável e seguro

Tendo em mente que comer pipoca todo dia faz mal por causa do aditivos, fica claro que, sem eles, ela pode ser consumida com frequência sem problemas. Portanto, sempre que for fazer pipoca, dê preferência pelo preparo na panela usando os grãos de milho, e tenha muita moderação na hora de acrescentar sal e ketchup.

Por outro lado, vale salientar que, por mais que os aditivos sejam os principais problemas, a pipoca em quantidades muito grandes pode ser um problema eventualmente, assim como qualquer alimento. Inclusive elas podem conter uma quantidade considerável de carboidratos. Ou seja, além de evitar os aditivos, procure consumir a pipoca com moderação.

Leia mais: Pipoca é low carb? Tire sua dúvida hoje mesmo sobre esse alimento

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação