Como armazenar a tapioca corretamente e garantir um consumo seguro? Aprenda

A tapioca é uma farinha feita de fécula de mandioca hidratada e seu uso é comum no Brasil.

Sem dúvidas, a tapioca é um ingrediente muito presente nas cozinhas brasileiras. Sua versatilidade e sabor são características muito atrativas, porém, para garantir elas, é preciso saber como manter o bom estado do produto. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a como conservar a tapioca por mais tempo e em condições ideais para consumo.

O que é a tapioca e quais as vantagens no consumo?

A tapioca é uma farinha feita de fécula de mandioca hidratada, ou seja, é o amido que é extraído da mandioca. Seu uso é bastante extenso no Brasil, sendo um alimento bastante saboroso e cultural. Além de ser prático, pois em poucos minutos dá para fazer uma panquequinha doce ou salgada, aí é só colocar o recheio que preferir. E o melhor, sem glúten, uma mão na roda para os celíacos. Porém, assim como todo alimento, é preciso saber como conservar a tapioca e garantir que os pratos consigam aproveitar todas as suas qualidades.

Observações no momento da compra

Primeiramente, para conservar a tapioca e garantir a sua qualidade, os cuidados precisam começar antes mesmo dela ser adquirida. Sob esse ponto de vista, é muito importante ter atenção com a data de fabricação da tapioca. O ideal é adquirir a tapioca que tenha sido feita o mais recente possível, para que ela esteja bem fresca.

Ademais, é fundamental observar as orientações da embalagem informando o prazo máximo de consumo após a abertura da embalagem original.

Da mesma forma que é importante buscar uma tapioca fresca, também é preciso notar se ela está em bom estado ou não. Para isso, além da data de validade, é possível observar a coloração do produto. Se a tapioca estiver amarelada, significa que que o conteúdo está oxidado. Nesse caso, ela estará azeda, e precisa ser descartada.

Formas de conservar a tapioca

A princípio, o armazenamento é uma das principais chaves para conservar a tapioca por mais tempo. Para isso, é necessário que a tapioca fique guardada dentro da geladeira. Ademais, o ideal é que ela esteja em uma dentro de uma embalagem a vácuo, porém, caso isso não seja possível, existe uma outra alternativa.

Para conservar a tapioca na geladeira corretamente, é preciso abrir a embalagem original e despejar todo o seu conteúdo em uma tigela de sua preferência. Feito isso, utilize sacos com fechos herméticos para separar porções individuais da tapioca. Quando terminar essa separação, remova o ar dos sacos pressionando eles em direção ao lacre. Por fim, agora basta lacrar cada um e colocá-los na geladeira.

É possível congelar a tapioca?

De antemão, ao armazenar a tapioca na geladeira, seguindo os passos corretamente, ela ficará em bom estado por cerca de 5 a 7 dias. Contudo, esse prazo talvez seja um pouco curto caso você pretenda usar ela em um momento mais distante. Felizmente, é possível contornar isso de forma bastante simples.

Para conservar a tapioca por um tempo ainda maior, é preciso guardá-la no congelador. Dessa forma, ela pode ficar armazenada por até um mês. Para isso, basta colocar a tapioca em um recipiente de vidro ou plástico com tampa, e dispor no congelador. Contudo, lembre-se de consumir essa delícia ela dentro de um mês, pois passado esse tempo, ela começa a perder as suas propriedades.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação