Curimatã é remoso? Entenda melhor como este peixe interfere na cicatrização

Não é porque as carnes brancas são mais saudáveis que elas são totalmente inofensivas

A princípio, os peixes são considerados uma das carnes mais saudáveis e benéficas para a saúde. Entretanto, isso não significa que eles sejam sempre saudáveis. Existem algumas espécies que podem ser problemáticas e até mesmo remosas. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se o curimatã é remoso, e a como saber quais peixes e não são remosos.

Também conhecido como grumatã e curimba, o curimatã é um peixe de água doce bem popular. Se bem preparado, ele é muito saboroso, e do ponto de vista nutricional, é considerado bem saudável. Mas antes de incluir ele na dieta ou de procurar por receitas dele, é bom conhecer melhor os impactos que ele pode ter no nosso organismo.

Características gerais dos alimentos remosos

Se você já conhece alguns alimentos remosos, então talvez você já tenha notado que eles costumam ser de péssima qualidade. Frituras, doces, fast-foods e carnes embutidas são apenas alguns dos principais exemplos. Isso porque os alimentos remosos são fontes de compostos como gorduras, sal, açúcar e óleos refinados, e todos eles possuem ação inflamatória no nosso organismo.

Sob esse ponto de vista, os alimentos remosos podem ser definidos basicamente como comidas capazes de causar inflamações no corpo. Com isso, elas oferecem o risco de doenças inflamatórias, como a hepatite e gastrite por exemplo. Ademais, processos inflamatórios também interferem na capacidade de cicatrização da pele, impedindo uma boa recuperação de ferimentos.

Leia mais: Tambaqui é remoso? Saiba identificar quais peixes são ou não remosos

O curimatã é remoso para o organismo?

O que gera muita confusão sobre se os peixes são ou não remosos é o fato deles serem ricos em gorduras. Conforme fora dito, as gorduras são compostos inflamatórios. Entretanto, as gorduras dos peixes em específicos são de altíssima qualidade, e inclusiva são consideradas anti-inflamatórios. Sendo assim, nesse aspecto, não é possível dizer que o curimatã é remoso.

Outro motivo pelo qual o curimatã é seguro para o consumo é o fato dele ser um peixe com escamas. Geralmente, os hábitos alimentares e de vida dos peixes escamosos garantem com que a carne deles sejam de qualidade e nutritivas. Logo, o curimatã é uma excelente escolha de peixe para as refeições.

Quais peixes são realmente remosos para a saúde?

Enquanto os peixes escamosos costumam ser saudáveis, os peixes de couro apresentam alguns problemas do ponto de vista nutricional. Diferente dos escamosos, os peixes de couro se alimentam de restos mortais e detritos, o que piora a qualidade da carne deles no geral. Ademais, eles são comumente criados em condições ruins ou expostos a toxinas na natureza, reforçando ainda mais esse problema.

Dito isso, tão importante quanto saber se o curimatã é remoso é conhecer as espécies de peixe que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Ou seja, quais peixes de couro precisamos tentar evitar na nossa alimentação. Portanto confira a seguir alguns dos principais exemplos:

  • Vongole
  • Cavala
  • Viola
  • Peixe-porco
  • Enguia
  • Bonito
  • Moréia
  • Cação
  • Peixe-serra

Leia mais: Qual peixe não é remoso? E quais entram nessa categoria? Saiba tudo aqui!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação