Tambaqui é remoso? Saiba identificar quais peixes são ou não remosos

As propriedades nutricionais variam bastante de uma espécie de peixe para outra

A princípio, o tambaqui é uma das espécies de peixes mais consumidas do mercado, tanto pelo seu sabor quanto por sua acessibilidade. Mas o que nem todo mundo leva em consideração são as propriedades, o que pode ser muito importante, dado quanto elas podem variar de um peixe para o outro. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o tambaqui é remoso, e saiba identificar quais peixes são ou não remosos.

Assim como as carnes de aves, os peixes são considerados carnes brancas. E elas por sua vez conseguem ser mais saudáveis que as carnes vermelhas em alguns aspectos. O problema é as características das carnes de peixes não são universais. Uma determinada espécie pode ser benéfica para a nossa saúde, enquanto outra pode ser remosa e seu consumo deve ser evitado.

Alimentos remosos e suas características

Primeiramente, só podemos entender se o tambaqui é remoso se antes soubermos o que são os alimentos remosos. Se você já conhece alguns exemplos, então você provavelmente notou que muitos deles são carnes embutidas ou vermelhas, alimentos industrializados, frituras, fast-foods ou doces carregados. Isso ocorre pois todos esses alimentos são fontes de gorduras, sal, açúcar ou óleos refinados.

E o que esses compostos tem em comum? Basicamente, quando em excesso, eles se tornam inflamatórios para o nosso organismo. E essas inflamações podem ser responsáveis tanto por doenças inflamatórias, quanto por problemas de cicatrização. Em suma, um alimento remoso é aquele que tem o potencial de causar inflamações no corpo, e de prejudicar a cicatrização da pele, através da presença de compostos inflamatórios.

Leia mais: Qual peixe não é remoso? E quais entram nessa categoria? Saiba tudo aqui!

O tambaqui é remoso, ou seu consumo é saudável?

De antemão, os fatores que definem as carnes de peixes como remosas ou não são um pouco diferentes. Dentre os componentes delas, é possível encontrar gorduras benéficas, que são consideradas anti-inflamatórias, o completo oposto de uma gordura comum. Com isso, o que acaba sendo determinante para saber se o tambaqui é remoso ou não, são os seus hábitos e características de vida.

No caso, o tambaqui é um peixe escamoso, os quais geralmente não são remosos. Mas mais importante que isso é a alimentação dele. Independente de se a criação dele é feita em tanques ou na natureza, ele costuma se alimentar de matéria vegetal, como sementes e frutos. Graças a isso, a sua carne acaba sendo de grande qualidade. Portanto não há como dizer que o tambaqui é remoso.

E quais peixes são realmente remosos?

Conforme fora dito, peixes escamosos, como o salmão, pacu, tainha e tilápia, geralmente não são remosos. Isso se dá tanto pela constituição natural deles, quando pelos hábitos de vida, que assim como o tambaqui, não incluem alimentos de “má qualidade”. Entretanto, o mesmo não pode ser dito dos peixes de couro. Eles são considerados remosos por causa da constituição e alimentação, que muitas vezes se baseia em restos e detritos. Dito isso, confira a seguir alguns exemplos de peixes a serem evitados:

  • Bagre
  • Cação
  • Enguia
  • Viola
  • Linguado
  • Cavala
  • Piranha
  • Bonito
  • Surubim

Leia mais: Tomate é remoso? Conheça melhor as propriedades dele

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação