Ginkgo biloba dá sono? Fique por dentro de seus principais benefícios

Melhorar a qualidade do sono gera um impacto benéfico para todo o nosso corpo

Nunca podemos subestimar a importância de uma boa noite de descanso. Se não garantirmos a qualidade do nosso sono, toda a saúde do organismo acaba sendo afetada. Felizmente existem muitos produtos que ajudam a garanti-la, e dizem que o ginkgo biloba é um deles. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o ginkgo biloba dá sono e fique por dentro de seus principais benefícios.

De antemão, o ginkgo biloba é uma planta medicinal rica em propriedades, as quais afetam o nosso organismo de diferentes formas. E sabemos que existem diversas ervas e plantas, como é o caso da camomila por exemplo, que são capazes de promover o sono e melhorar a qualidade dela. Logo, vale a pena saber se esse é o caso do ginkgo biloba, ou se os componentes dele não contemplam esse efeito.

É verdade que o ginkgo biloba dá sono?

Uma das principais propriedades do ginkgo biloba é a melhoria que ele promove na circulação sanguínea. Isso significa que a circulação de sangue no cérebro também é melhorada, aumentando o fornecimento de oxigênio para o órgão. A partir desse efeito, a planta ajuda a garantir uma maior capacidade de concentração e funcionamento cerebral. Ou seja, não podemos afirmar que o ginkgo biloba dá sono pois ele tem uma ação contrária a isso.

Por outro lado, também vale salientar que a planta não prejudica a qualidade do sono em nenhum aspecto. A promoção da concentração é um efeito que facilita o nosso pensamento, de forma que sentimos menos cansaço mental. Portanto não há nada que comprove que o ginkgo biloba dá sono, mas ele tende a ser perfeitamente seguro para a qualidade do sono noturno.

O ginkgo biloba possui alguns efeitos colaterais problemáticos

São muito raros os casos em que o ginkgo biloba representa um risco para a saúde. Contudo, é bom mencionar que ele pode sim ter efeitos colaterais em certas pessoas. Quando eles ocorrem, geralmente contemplam sintomas como enjoos, queda da pressão, dores de cabeça e palpitações. Novamente, não há como dizer que o ginkgo biloba dá sono e ou que prejudica o mesmo. Mas em casos de efeitos colaterais, de fato ele pode causar um impacto negativo.

Efeitos benéficos da planta para a saúde

  • Ameniza o estresse e ansiedade: quando passamos por situações de estresse e ansiedade, nosso corpo produz adrenalina e cortisol. Consumir o ginkgo biloba ajuda a controlar os níveis desses compostos, combatendo crises de ansiedade e o estresse do dia a dia.
  • Promove a saúde cardiovascular: conforme fora dito, o ginkgo biloba favorece o funcionamento cerebral pois melhora a circulação sanguínea. Mas não podemos deixar de mencionar que uma melhor circulação do sangue também é excelente para a saúde do sistema cardiovascular, já que ajuda a reduzir e controlar a pressão arterial, e previne a formação de coágulos.
  • Protege a nossa visão: por incrível que pareça, com uma melhoria na circulação sanguínea, até a saúde dos olhos acaba sendo beneficiada. Isso porque ela acaba impedindo danos nos locais sensíveis deles, como a retina e córnea por exemplo. Consequentemente, o ginkgo biloba preserva a visão.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação