Arlete Sales teve câncer de mama, mas hoje sofre com outro problema de saúde: herpes-zoster

A atriz global descobriu o câncer de mama em 2014.

A atriz Arlete Sales, com 80 anos, tem ao menos 60 deles dedicados à sua carreira como atriz notável. Ao longo desse período passou por diversos desafios relacionados à sua saúde. Em 2014, Arlete descobriu um câncer de mama e conseguiu superar a doença. Mas hoje, a atriz sofre de um problema que causa muitas dores, o Herpes-Zoster. Entenda mais sobre a doença, causas e mais, aqui no SaúdeLAB.

Herpes-Zoster

O herpes-zoster, também conhecido como cobreiro, é uma doença causada pelo vírus da varicela-zoster ou seja, o mesmo que causa a catapora. Por muitas vezes, o indivíduo adquire o vírus, ainda na infância que permanece em latência ao longo vida, e comumente se manifesta após os 60 anos de idade.

Outro fato sobre a doença, é que geralmente se manifesta em períodos de baixa imunidade do indivíduo acometido, podendo se agravar em casos de doenças crônicas ou até quando é necessário um transplante.

Sintomas do Herpes-zoster

O sintoma clássico do herpes-zoster são bolhas avermelhadas e doloridas que surgem na pele e causam coceira e dor semelhante a agulhadas. Já os local mais comum para surgirem as lesões, podemos citar o tórax e abdômen, mas é comum também aparecer lesões nas costas e no pescoço. Aliás, alguns indivíduos pode apresentar lesões apenas de um lado do corpo.

Uma característica do herpes-zoster é que a dor costuma a aparecer antes das lesões, confundindo com uma dor muscular, por exemplo. Vale reforçar que as bolhas passam a ser aparentes apenas de 7 a 10 dias após a infecção. Só depois deste período que há melhora dos sintomas.

lesões de herpes-zoster
Lesões de herpes-zoster ou cobreiro. Foto: Canva PRO

Também são considerados sintomas comuns do herpes-zoster:

  • mal-estar generalizado;
  • dor de cabeça;
  • febre intensa;
  • fotossensibilidade (sensibilidade à luz);

Diante destes sintomas, a doença precisa se acompanhada de um médico, principalmente para evitar complicações mais sérias da doença.

Leia também: Pe. Marcelo Rossi tem discopatia degenerativa; entenda a causa da doença

Tratamento do Herpes-zoster

O autoconhecimento é fundamental para iniciar o controle da doença o quanto antes, ou seja, logo que se iniciar as dores na pele já é possível seguir algumas orientações médicas par amenizar o desconforto do herpes-zoster, veja só quais são:

  • Manter a pele bem higienizada com água e sabão e evitar substâncias que ressequem as pele, como álcool, por exemplo;
  • Como as lesões causam coceira, manter as unhas curtinhas e bem higienizadas evitam o risco de infecções nas lesões que pode retardar um fim do ciclo da doença;
  • O uso de compressa gelada também é indicado, podendo ser utilizado desde cubos de gelo ou somente a água bem gelada;
  • Utilizar os medicamentos prescritos pelo médico que vão de analgésicos a até antivirais para abreviar o fim das crises.
  • Evite o uso de pomadas não indicadas pelo médico, elas podem piorar o problema.

A doença tem cura? 

As lesões tem cura após um período de 10 dias, aproximadamente, no entanto, o vírus pode permanecer latente no indivíduo por anos. Assim, quando ocorre uma situação gatilho como queda da imunidade, por exemplo, ela pode voltar a gerar novas lesões de herpes-zoster.

Continue a leitura: Pe. Fábio de Melo tem Síndrome de Ménière: veja os sintomas, causas e formas de tratamento

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação