Manga tem carboidrato? Entenda se ela é prejudicial à saúde de alguma forma

Sem dúvidas, a manga é uma das frutas mais saborosas que existem. Quando madura, ela é extremamente doce e suculenta. Entretanto, essa característica deixa muitas pessoas receosas de que a manga seja uma fruta com uma grande quantidade de carboidratos. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a manga tem carboidrato, e se ela é benéfica ou prejudicial para a saúde.

A princípio, quase todo alimento é fonte de carboidratos, incluindo as frutas e vegetais. Isso obviamente não quer dizer que eles sejam prejudiciais. Não é a presença de carboidratos que deve nos preocupar e sim a quantidade deles. No caso das frutas, muitas delas não são tão ricas nesse nutriente, mas existem as suas exceções. Resta saber se a manga é uma delas ou não.

A manga tem carboidrato? Quanto?

Conforme fora dito, quase toda comida possui carboidrato, e com a manga não é diferente. O problema é se a manga tem carboidrato demais em sua composição. Para entendermos isso, vamos observar alguns dos principais valores nutricionais que a fruta apresenta em aproximadamente 100g:

  • Carboidratos: 15,g
  • Fibras: 1,8g
  • Gorduras: 0,2g
  • Proteínas: 0,5g

De maneira geral, para uma fruta, a quantidade de carboidratos da manga não é muito baixa, mas também não é excessivamente grande. Ademais, não só a manga tem carboidrato como também apresenta algumas fibras. Elas ajudam a reduzir o impacto que esses carboidratos terão no organismo. Portanto, no aspecto geral, o consumo da manga é bastante saudável e seguro.

Leia mais: Manga é remosa? Conheça seus principais benefícios e malefícios

Em pequenas quantidades, os carboidratos são essenciais para a saúde

Quando em excesso, os carboidratos provocam o aumento dos níveis de glicose, o que pode levar a diabetes, e favorecem o sobrepeso. Mas quando em quantidades moderadas, eles são muito importantes para o organismo. Assim como as gorduras, eles são uma das fontes de energia que o corpo utiliza na manutenção de suas atividades. Isso reforça o fato de que apenas a presença de carboidratos em um alimento não representa nenhum risco.

Propriedades importantes da manga para a saúde

Agora que você sabe que a manga tem carboidrato, vale a pena conhecer alguns de seus outros nutrientes, e como eles podem beneficiar a saúde do nosso organismo

  • Aumenta a imunidade: um dos nutrientes mais expressivos da manga são as suas vitaminas. No caso, a fruta é rica em vitaminas C, A, E, K e do complexo B. Elas melhoram o funcionamento do sistema imunológico, através de estímulos na produção de glóbulos brancos, por exemplo.
  • Favorece o funcionamento intestinal: as mesmas fibras que reduzem o impacto dos carboidratos também são importantes para garantir a saúde e trânsito intestinal.
  • Mantém a saúde do sistema cardiovascular: a combinação de vitamina C, fibras e anti-inflamatórios da manga promove a saúde dos vasos sanguíneos, e favorece a redução dos do colesterol. Consequentemente, é possível usar a fruta para reduzir a pressão arterial e impedir o acúmulo de gorduras nos vasos.
  • É antioxidante: juntamente com a vitamina C, os compostos polifenólicos da manga exercem uma potente ação antioxidante no organismo. Através desse efeito, podemos combater os radicais livres, que são um dos causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.

Leia mais: Manga solta o intestino? Conheça seus efeitos agora mesmo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915