Book Appointment Now
Meninas sentem insatisfação como corpo logo após a primeira menstruação; aponta estudo
Pesquisadores da Universidade de São Paulo revelaram através de estudo que a primeira menstruação das meninas, marca o aumento da insatisfação corporal. Muitas delas mostram que uma idealização pelo corpo magro pode gerar consequências emocionais em jovens meninas. Por isso venha saber com SaúdeLab como a imagem gera transtornos alimentares.
Meninas apresentam insatisfação com corpo após a primeira menstruação
A puberdade é uma fase mais delicada, dado que é o momento de entrada para a fase adulta. Contudo, neste processo ocorrem muitas transformações em nosso corpo e um deles é o ciclo menstrual. Entenda que é neste período que as meninas começam a passar por mudanças corporais. Como surgimento de pelos, desenvolvimento das mamas e ocorre também o ganho de peso, algo comum na pré-adolescência.
Desta forma, um estudo realizado pela USP apontou que grande parte das meninas apresentam essa insatisfação com a aparência. No entanto, o que destaca nesta pesquisa é que isso acontece principalmente logo após a primeira menstruação. Muitas delas passam a idealizar um corpo mais magro, por isso, o alerta para prevenir que elas adquiram transtornos alimentares durante a puberdade.
O Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da universidade realizou o estudo com mais de 222 meninas. Todos estudantes de três escolas de Ribeirão Preto, entre 9 e 14 anos de idade. A princípio, o que estimulou os pesquisadores a realizar o estudo, foi por conta da falta de dados sobre o assunto.
Saiba também: Pesquisa mostra que trabalho noturno pode causar o aumento do sobrepeso e obesidade
Imagem e transtorno
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) é justamente nesta fase que meninas apresentam a maior incidência de transtornos alimentares. Por isso, a psicóloga Tatiane Possani responsável pelo estudo explicou que neste estágio de desenvolvimento das mamas ou a menarca (quando ocorre a primeira menstruação) elas sofrem mais com a insatisfação com seu próprio corpo.
Contudo, este problema começa mais cedo com as brasileiras, visto que elas passam pela primeira menstruação em média a partir dos 11,6 anos. Ou seja, um ano antes que as pré-adolescentes da Europa. Além disso, a psicóloga relata que existe uma porcentagem de obesidade dentro da pós-menarca. Deste modo, o tamanho do corpo diminuiu significativamente a autoestima e elas começam a idealizar um corpo magro e fazendo comparação com outras meninas.
Inicialmente o estudo apresentou grandes avanços para compreender a influência da imagem no comportamento alimentar das meninas. Sendo assim, com estes resultados através da pesquisa será possível pensar em alternativas para prevenir que elas desenvolvam transtornos alimentares. Além de fatores psicológicos, o estudo analisou ainda condições fisiológicas, psicológicas e comportamentais.
De acordo com Almeida, programas de prevenção são importantes para estas meninas que estão buscando emagrecimento e desejando entrar em padrão de beleza irrealizável. Por conta disso, elas estão muito mais propensas a desenvolver transtornos alimentares em busca dessa “beleza”. Essas atitudes alimentares não saudáveis levam as meninas a sofrer de casos de anorexia e bulimia. Consequentemente, pais, educadores, profissionais da saúde deveriam nutrir uma boa relação das pré-adolescentes com seus corpos.
Veja também: Você tem o hábito de testar amostras de maquiagem? É melhor pensar duas vezes