Morango é ácido? Saiba como suas características pode interferir no bem-estar

Algumas frutas possuem um forte caráter ácido, mas será que isso vale para o morango?

Será que o morango é ácido? E isso, faz mal de alguma forma? Sem dúvidas, o morango é de longe uma das frutas mais versáteis na cozinha, especialmente quanto se tratada de sobremesas. E o melhor de tudo é que ele ainda é muito nutritivo.

Contudo, uma dúvida bastante comum é se ele faz parte do grupo de frutas ácidas, ou se isso não passa de mito. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que o morango é ácido e quais as principais propriedades dele.

De antemão, as frutas ácidas são bem mais presentes na nossa dieta do que pensamos. Isso porque elas vão muito além do limão ou da laranja, que costumam ser nossos principais exemplos de frutas ácidas.

Consequentemente, conhecer as propriedades desta classificação de frutas é mais importante do que parece, bem como saber quais são as frutas que de fato podem integrar esse grupo.

O morango é ácido mesmo ou não?

Primeiramente, existem algumas qualidades e características que toda fruta ácida possui em comum. Por exemplo, a maioria delas é fonte de fibras e antioxidantes. Elas também costumam apresentar algumas vitaminas iguais, como é o caso da vitamina C.

Entretanto, o que realmente define uma fruta como ácida é a presença do ácido cítrico. Por isso nós podemos afirmar que o morango é ácido de fato.

De maneira geral, as frutas ácidas também podem ser chamadas de frutas cítricas justamente porque o ácido cítrico é um dos nutrientes mais expressivos delas. Ele exerce diferentes efeitos no nosso organismo, e é responsável pelo sabor mais amargo e picante que as frutas ácidas costumam apresentar.

E quanto mais presente o ácido cítrico é, mais ácida  é a fruta. Logo, por ser uma fonte expressiva desse composto, o morango é ácido.

Quais os benefícios que o morango nos oferece?

Conforme fora dito, frutas ácidas no geral são fonte de fibras e antioxidantes. E como o morango é ácido, o seu consumo e de nutrientes como esses fazem dele uma fruta muito benéfica para a saúde e funcionamento intestinal, e um grande aliado no combate dos radicais livres do organismo.

Por outro lado, os nutrientes do morango vão para muito além dos que ele possui em comum com outras frutas cítricas. Ele apresenta carotenoides, água, flavonoides e diversas outras substâncias indispensáveis para a nossa saúde. Graças a essa composição nutricional, o consumo regular do morango oferece benefícios como:

  • Melhora a nossa cognição e memória
  • Inibe o desenvolvimento de cânceres
  • Mantém os níveis de colesterol controlados
  • Auxilia nos processos de perda de peso
  • Promove as atividades das defesas do corpo
  • Regula a pressão arterial corrente dos vasos
  • Conserva a visão e a beleza da nossa pele

Comer morango pode ser prejudicial para a saúde de alguma forma?

A princípio, os nutrientes do morango no geral tendem a ser perfeitamente seguros para a nossa saúde. Contudo,  precisamos salientar mais uma vez que o morango é ácido. Isso significa que ele pode carregar alguns dos riscos que as frutas ácidas no geral apresentam.

Estes riscos se resumem, principalmente, à nossa saúde gástrica. Isso porque comer alimentos ácidos quando o estômago está afetado por azia, gastrite ou refluxo pode interferir negativamente na acidez do estômago, agravando condições como essas citadas.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação