Conheça a pata-de-vaca: a planta que pode auxiliar no tratamento contra a diabetes

E veja um passo a passo para cultivá-la em casa!

Também conhecida como unha-de-vaca ou mão-de-vaca, a pata-de-vaca é uma planta medicinal que oferece diversos benefícios à saúde. Assim, confira hoje no SaúdeLab quais são eles e aprenda um passo a passo simples para cultivá-la em casa!

Os benefícios da pata-de-vaca

A pata-de-vaca é uma planta medicinal rica em propriedades antioxidantes, além de conter esteroides, alcaloides, flavonoides e taninos. No caso específico do controle da diabetes, alguns estudos preliminares demonstraram a eficácia dessa espécie no controle da glicemia.

Dessa forma, por conter flavonoides como a campferitrina, a pata-de-vaca estimula as células musculares para que elas utilizem a glicose presente no sangue, o que acarreta na sua diminuição no organismo. Do mesmo modo, a planta também possui ação diurética, estimulando a produção de urina e a eliminação do excesso de açúcar pelo organismo.

Todavia, é importante salientar que o consumo da pata-de-vaca não substitui os tratamentos regulares para o controle da diabetes, devendo ser prescrita por um médico responsável. Assim, ela atua apenas como um procedimento auxiliar.

Ademais, o efeito diurético da pata-de-vaca também funciona para o tratamento de problemas urinários, já que os flavonoides em sua composição também ajudam a reparar os danos nas células renais. Portanto, o consumo da planta pode auxiliar em tratamentos contra infecções urinárias ou pedras nos rins e na bexiga.

Por fim, alguns estudos também demonstraram a eficácia dessa planta na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso acontece devido a presença de antioxidantes que reduzem o colesterol ruim do organismo, evitando a formação de placas de gordura nas artérias. Por isso, seu consumo pode diminuir o risco de desenvolvimento de problemas como aterosclerose e infarto.

Assim, que tal ter todos esses benefícios na sua casa? Veja abaixo um passo a passo e aprenda a plantar a pata-de-vaca.

Pata-de-vaca
Pata-de-vaca. Foto: Canva PRO

Como cultivar a pata-de-vaca

O cultivo da pata-de-vaca se dá através do plantio das sementes, que podem ser adquiridas em horticulturas, casas de produtos naturais ou herbanários. Além disso, tenha em mente que essa é uma árvore que pode chegar até 10 metros de altura. Portanto, o local de cultivo deve ser bem espaçado.

Passo a passo para o plantio

Preparo do solo

O solo para plantio da pata-de-vaca deve ser profundo, fértil, bem drenado e com bastante quantidade de matéria orgânica. Em primeiro lugar, antes de fazer o plantio, você deverá germinar as sementes. Assim, coloque-as dentro de um paninho multiuso ou um pouco de algodão úmido e espere alguns dias.

Logo que os pequenos brotos começarem a surgir você poderá fazer o plantio. Desse modo, coloque as sementes a cerca de 5cm de profundidade do solo, cobrindo com uma camada de substrato. Regue moderadamente em seguida.

Tempo de germinação

As sementes de pata-de-vaca demoram cerca de 15 dias para começarem a germinar.

Melhor época para cultivo

A melhor estação para o cultivo da pata-de-vaca é a primavera.

Regas

Nos primeiros dois anos de cultivo, regue a pata-de-vaca diariamente, tomando o cuidado para não encharcar o solo. Depois de desse período, você pode irrigar o solo apenas quando este aparentar estar seco.

Luminosidade

A pata-de-vaca se desenvolve bem tanto em lugares com incidência direta de luz solar quanto na meia-luz.

Qual a melhor forma de aproveitar a pata-de-vaca

A melhor forma de aproveitar os benefícios da pata-de-vaca é fazendo o consumo do chá, preparado com as folhas da planta. Assim, basta adicionar 1 colher de chá de folhas secas ou frescas de pata-de-vaca em 1 xícara de água já fervida. Deixe repousar por 10 minutos, coe e beba em seguida. O consumo indicado é de 1 a 2 vezes por dia, de preferência após as refeições.

Contudo, é importante salientar que o chá de pata-de-vaca não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos. Da mesma maneira, a bebida também deve ser evitada por quem tem hipoglicemia, já que diminui as taxas de glicose no sangue.

Por fim, lembre-se que o consumo excessivo da pata-de-vaca pode levar a diversos efeitos colaterais, como diarreia, dores, ansiedade, confusão mental e até ao desenvolvimento de hipotireoidismo. Portanto, faça o uso da planta somente conforme orientação de um médico responsável.

Leia também: Chá de Sete-sangrias: conheça a bebida que é depurativa do sangue

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Ter uma horta em casa pode ser uma mão na roda para quando você quer e precisa de ervas e vegetais frescos e orgânicos. Então, veja agora como fazer e cuidar de uma horta, independente se você mora em casa pequena ou apartamento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação