Os florais de Bach funcionam? Confira TODA a verdade e para que servem

Tire todas as suas dúvidas sobre os famosos florais de Bach

Muito populares em diversas farmácias, os florais de Bach costumam gerar dúvidas nas pessoas a respeito de sua aplicabilidade e eficácia. Assim, veja hoje no SaúdeLab tudo que você precisa saber sobre esse tipo de tratamento alternativo e confira as respostas às perguntas mais comuns sobre ele!

História dos florais de Bach

Os florais de Bach surgiram na Inglaterra do início do século XX, frutos do trabalho e pesquisa do médico patologista Edward Bach (1886-1936). Assim, ele buscava uma alternativa natural aos remédios convencionais, e pretendia desenvolver uma solução de bem-estar e tratamento de problemas emocionais.

Dessa forma, Edward Bach percebeu que algumas plantas ofereciam benefícios únicos à saúde, e que poderiam ser utilizadas de maneira constante a partir do processo de homeopatia. Portanto, ele desenvolveu 38 florais divididos em 7 categorias, que podem ser aplicadas a diferentes tipos de casos, como mostraremos a seguir.

florais de bach
Cada floral de Bach possui uma indicação específica. Consulte um especialista para avaliar qual a melhor opção para você. Fonte: Canva.

Quais são os florais e para que servem?

Em geral, cada um dos 38 florais de Bach tem uma indicação específica, sendo necessário consultar um terapeuta para avaliar qual deles é o mais indicado de acordo com o seu problema. Assim, eles são divididos por categorias, e auxiliam como tratamento complementar nos processos de medo, insegurança, solidão, perda de interesse, aumento da sensibilidade, desesperança e desespero e preocupação.

Como funciona o tratamento com florais?

Os florais de Bach são um tipo de tratamento homeopático e de efeito placebo, que auxilia o corpo e a mente a atingirem certo equilíbrio, de forma a desenvolverem emoções positivas, conferindo um estado de espírito melhor. Nesse sentido, os florais atuam inibindo emoções negativas como insegurança, medo ou raiva, que podem, em longo prazo, ocasionar uma série de doenças.

Assim, após escolher um floral, você pode iniciar seu uso a partir de 2 métodos diferentes. O primeiro consiste em diluir 2 gotas do floral em um copo de água, dividindo a sua ingestão por 4 vezes durante o dia. Por fim, você também pode aplicar 2 gotas da solução diretamente na língua, 1 ou 2 vezes ao dia.

Como são feitos os florais de Bach?

Os florais de Bach são feitos a partir da essência de plantas silvestres, que são diluídas em água mineral e um pouco de álcool, gerando uma tintura. Nesse caso, as plantas passam por um processo de fervura e secagem sob o sol, e somente depois prepara-se a diluição. Não são adicionados conservantes ao preparo. Dessa forma, é preciso estar atento ao prazo de validade de cada floral, conforme indicado em sua embalagem.

Quais são os principais florais de Bach?

Os florais de Bach mais utilizados, de acordo com cada categoria, são os seguintes:

  • Medo: Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Red Chestnut;
  • Falta de interesse: Olive, Wild Rose, Mustard, White Chestnut;
  • Insegurança: Cerato, Scleranthus, Gorse, Wild Oat, Hornbean;
  • Solidão: Impatiens, Water Violet, Heather;
  • Hipersensibilidade: Agrimony, Centaury, Wallnut, Holly;
  • Desespero: Oak, Elm, Pine, Willow, Sweet Chestnut;
  • Preocupação excessiva: Beech, Chicory, Rock Water, Vine.

Aromaterapia e florais de Bach são iguais?

Tanto a aromaterapia quanto os florais de Bach podem ser utilizados como tratamentos alternativos e complementares para diversos casos. Porém, a forma como cada um é fabricado e os meios como atingem seus fins são bem diversos.

No geral, a aromaterapia é praticada a partir dos chamados óleos essenciais, que são compostos bastante concentrados de uma determinada planta e atingem seu fim mediante a inalação de seu cheiro. Em contrapartida, os florais são compostos extremamente diluídos, que não possuem aroma e componentes químicos, e são utilizados através da ingestão com água.

Florais de Bach de farmácia funcionam?

Em geral, os florais de Bach vendidos em farmácia são liberados pela Anvisa, não apresentando quaisquer problemas sobre seu uso ou indicação. Contudo, alguns especialistas recomendam que você pesquise sobre o histórico da marca encontrada na bancada da farmácia, verificando se a empresa possui experiência na fabricação de florais. Além disso, você pode dar preferência para florais preparados por farmácias de manipulação.

Leia mais: Conheça os tratamentos ideais para repor o colágeno e a flacidez da pele de mulheres maduras

APRENDA as melhores DICAS sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; eles vão mudar sua vida!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação