Pimentão é remoso? Entenda como ele interfere na sua saúde

O pimentão é um serve com um tempero bastante único, mas é preciso ter cuidado

Sem dúvidas, o pimentão é o tipo de ingrediente que faz toda a diferença em uma receita. O sabor dele, além de único e muito agradável, é bastante forte. Por isso é preciso saber usar ele bem na cozinha para não estragar seus pratos. Mas mais importante que isso é conhecer as propriedades dele para a saúde. Dito isso, venha com o SaúdeLab, saiba se o pimentão é remoso, e conheça os benefícios e malefícios desse legume.

Existem muitos dizeres populares ao redor do pimentão, mas esses tipos de informações nem sempre são muito bem embasadas, ainda mais quando se trata de alimentos. Sendo assim, é bom saber diferenciar quando essas informações são verdadeiras ou não para poder desfrutar do pimentão com maior segurança.

O pimentão é remoso mesmo?

De maneira geral, um alimento remoso é aquele que pode ser inflamatório para o nosso organismo. Essa ação inflamatória geralmente está associada a problemas de cicatrização, mas pode ser responsável por outras complicações. Para que um alimento possa ser considerado remoso, ele precisa conter algum composto inflamatório, como é o caso das gorduras, açúcar, sal e óleos refinados.

Dito isso, por não conter nenhum composto desse tipo, não podemos afirmar que o pimentão é remoso. Inclusive o vegetal contém vitaminas muito benéficas para a saúde, as quais possuem ação anti-inflamatória no organismo. Ou seja, o pimentão tem uma ação contrária a de um alimento remoso. Portanto, nesse aspecto, não há com o que se preocupar com ele.

Leia mais: Descubra benefícios e malefícios do pimentão e saiba como consumir na dieta

Existem casos em que o pimentão favorece inflamações

A princípio, realmente não é possível dizer que o pimentão é remoso. Porém um dos malefícios desse vegetal é que a sua composição faz com que sua digestão seja um pouco trabalhosa. O pimentão leva um tempo para ser digerido e pode irritar as mucosas do estômago, o que por sua vez pode favorecer problemas inflamatórios como a gastrite. Mas isso depende bastante da quantidade de pimentão consumida, e da sensibilidade da pessoa que consumiu ele.

Benefícios do pimentão para a saúde

  • Ajuda a regular o colesterol: o pimentão é considerado uma grande fonte de fibras. Uma das funções delas é promover um melhor controle dos níveis de colesterol do nosso corpo.
  • Promovem a saúde gastrointestinal: as fibras também estão relacionados com um bom funcionamento do sistema digestivo. Mas o pimentão em específico possui outros nutrientes além das fibras que garantem um melhor funcionamento do estômago e intestino.
  • Contém antioxidantes: talvez a vitamina C seja um dos antioxidantes naturais mais populares e potentes conhecemos. Através desse composto, é possível combater os radicais livres presentes no organismo, que causam doenças neurodegenerativas e envelhecimento precoce.
  • Melhora a imunidade: tanto a vitamina C quanto os betacarotenos do pimentão são considerados aliados do nosso sistema imunológico, nos tornando mais resistentes à doenças no geral.

Leia mais: Como congelar pimentão? Veja dicas para evitar o desperdício

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação