Abacaxi faz mal para o fígado? Entenda os cuidados necessários no consumo

O abacaxi é uma fruta cercada de dizeres populares, mas nem todos eles são confiáveis

A princípio, o fígado é um dos órgãos mais vitais do nosso organismo. O problema é que a saúde e funcionamento dele são facilmente afetados pela nossa alimentação. Portanto, é preciso tomar cuidado com o consumo de certos alimentos que possam vir a ser prejudiciais para o fígado. Dito isso, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o abacaxi faz mal para o fígado.

Por causa de suas propriedades únicas, o abacaxi acaba sendo uma fruta rodeada de dizeres populares. A partir disso, muita desinformação é propagada, deixando algumas pessoas com receio de consumir o abacaxi. Logo, entender se o abacaxi faz mal para o fígado é uma questão de segurança, necessária para ter certeza de que a a fruta pode ser consumida sem preocupações.

Que tipo de alimento é ruim para o fígado?

De maneira geral, todo tipo de alimento que possui efeito inflamatório no organismo pode ser prejudicial para o fígado, especialmente se consumidos em excesso. Esse costuma ser o caso dos alimentos remosos, classificação que engloba comida ricas em gorduras, açúcar, óleos refinados ou sal. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais alimentos que são danosos para o fígado:

  • Carnes embutidas
  • Fast-foods
  • Frituras em óleo
  • Doces, especialmente os industriais
  • Cortes gordurosos de carne vermelha
  • Temperos industrializados

Antes de dizer se o abacaxi faz mal para o fígado, é preciso dar destaque as bebidas alcoólicas. Elas são extremamente inflamatórias para o órgão, que sofre muito para poder processar o álcool presente nelas. Não é a toa que o excesso de bebidas alcóolicas está ligado à inúmeras doenças hepáticas, como a cirrose.

Leia mais: Banana faz mal para o fígado? A resposta vai te surpreender

O abacaxi faz mal para o fígado?

Conforme fora dito, comidas ricas em gorduras, óleos refinados, sal ou açúcar podem ser inflamatórias para nosso organismo. Esse não costuma ser o caso das frutas, mas dependendo de qual for, a quantidade de frutose pode ser elevada, que é um tipo de açúcar. Felizmente, o abacaxi não apresenta nenhum tipo de problema nesse aspecto e, portanto, não há como dizer que o abacaxi faz mal para o fígado.

Inclusive, acredita-se que o abacaxi pode ter um efeito bastante benéfica para o fígado, por causa da bromelina presente nele. Essa substância na verdade é uma enzima responsável por facilitar a digestão, especialmente de carnes. Ou seja, na prática, o abacaxi reduz a quantidade de toxinas e gorduras que se acumulam no fígado.

Problemas que o abacaxi pode causar para a saúde

Realmente não é possível afirmar que o abacaxi faz mal para o fígado, e na realidade ele é uma fruta muito benéfica para o nosso organismo. Mas ele pode sim causar alguns prejuízos, e por incrível que pareça a bromelina é uma das responsáveis. No caso, ela é capaz de afetar o funcionamento de certos medicamentos, especificamente antibióticos e anticoagulantes, e causar palpitações em quem sofre de hipertensão.

Leia mais: Abacaxi é remoso ou não? Descubra como ele afeta sua saúde

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação