Por que você não deve higienizar roupas íntimas na hora do banho?

Entenda qual a forma correta de cuidar das peças e não coloque sua saúde em risco

De antemão, talvez você tenha o costume de lavar suas roupas íntimas no momento do banho. Afinal, além de ser uma prática comum, é um hábito que aparenta economizar tempo. Contudo, essa prática na verdade pode ser bastante prejudicial, tanto para saúde quanto para própria peça. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda por que você não deve higienizar roupas íntimas na hora do banho.

A primeira vista, as roupas íntimas podem parecer peças de roupas comuns, iguais as outras. Porém, o seu tecido e função fazem com que haja uma necessidade por cuidados especiais, especialmente em relação a limpeza. Lavar elas no banho, por exemplo, é um hábito completamente errado nesse quesito.

Problemas de lavar roupa íntima no banho

A princípio, todo tipo de superfície possui um tratamento e produto específico para ser limpa. O mesmo vale para as nossas roupas, que por terem contato direto com nossa pele, precisam ser lavadas com produtos apropriados. Essa necessidade é ainda maior para as roupas íntimas, já que elas fazem contato com as partes mais sensíveis do nosso corpo. Logo, utilizar os produtos de banho para limpá-las será ineficiente e potencialmente prejudicial para a saúde.

Quando estamos tomando banho, todo o ambiente do banheiro fica sujeito a um grande índice de umidade. Esta por sua vez é uma grande inimiga de qualquer peça de roupa, especialmente das roupas íntimas. Isso ocorre pois a umidade favorece a proliferação de microrganismos, como bactérias e fungos, que podem ser prejudiciais a saúde. Ou seja, quando a roupa íntima é armazenada no banheiro, ela pode ter sua segurança comprometida.

Como lavar roupas íntimas corretamente?

Tendo em mente os prejuízos de se lavar a roupas íntima no banho, é importante ficar por dentro da forma correta de higienizá-las. Para isso, é possível utilizar uma máquina de lavar, ou apenas fazer o processo manualmente. Em ambos os casos, é preciso sempre ter em mãos os produtos corretos. Com isso, dispense o uso de amaciantes e sabão em pó, e dê prioridade por um sabão líquido.

Primeiramente, para lavar na máquina, coloque as roupas íntimas em saquinhos ou bolsas de malha, lembrando de separar elas em coloridas e neutras. Ademais, além de utilizar o sabão líquido, use a máquina no ciclo mais leve que ela tiver. Já na lavagem manual, coloque as roupas em um balde com água e sabão líquido. Em seguida, esfregue em um tanque com cuidado e enxague sob água fria.

Finalizando o processo com a secagem

Por fim, outra etapa bastante importante na manutenção das roupas íntimas é a secagem. Apesar de ser um processo simples, existem dicas necessárias para garantir a conservação do bom estado das peças, assim como há alguns hábitos comuns que devem ser evitados.

De antemão, para secar as roupas íntimas, basta colocá-las no varal em um local arejado. Dependendo da peça, é possível terminar a secagem utilizando um ferro de passar, o que também ajuda a eliminar quaisquer bactérias que possam ter se aderido. Porém, é preciso checar a etiqueta dela para certificar que ela de fato resiste a esse processo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação