É possível eliminar os agrotóxicos dos alimentos naturais rapidamente?

Existem duas opções viáveis para uma boa higienização dos alimentos naturais e você pode saber agora mesmo

Sem dúvidas, vegetais e frutas marcam uma enorme presença na alimentação de inúmeras pessoas. Porém, com o passar do tempo, esses alimentos têm sido cada vez mais expostos a agrotóxicos, o que gera a dúvida de se essa substância pode ser de fato removida ou não. Com isso, o SaúdeLab vai explicar se é possível eliminar os agrotóxicos dos alimentos naturais ou não.

De maneira geral, os alimentos naturais exercem um papel muito importante para a manutenção de uma boa saúde. Infelizmente, o uso de agrotóxicos prejudica o aproveitamento desse benefício, e mesmo assim eles são utilizados em larga escala. Sendo assim, é preciso saber se existe alguma técnica que ajude a eliminar os agrotóxicos das frutas e legumes que consumimos.

O que são os agrotóxicos?

Antes de mais nada, para entender o porquê da necessidade de eliminar os agrotóxicos, é bom saber o que eles são de fato e porque são utilizados. Em termos gerais, eles são substâncias químicas, ou biológicas, empregadas no plantio de diversos vegetais e frutas. Sua função principal é combater agentes que possam danificar as plantações, como insetos, fungos ou ervas-daninha.

A primeira vista, os agrotóxicos podem parecer um bom produto, já que eles conferem proteção para as plantações. Porém, a composição deles é extremamente tóxica e nociva, podendo causar danos a nossa saúde caso consumidos. Ademais, os prejuízos dessa nocividade também se estendem ao meio ambiente, através da contaminação severa do solo do plantio.

Há como eliminar os agrotóxicos dos alimentos?

Tendo em mente os perigos que os agrotóxicos representam, torna-se necessário discutir formas de combater a ação deles. Uma delas é através da higienização, que já é uma prática bastante difundida entre as pessoas. Esse mesmo processo também é eficiente na eliminação de microrganismos e parasitas que possam estar no alimento.

Por outro lado, em diversos casos, a higienização não é suficiente para eliminar os agrotóxicos por completo. Mesmo que o processo seja feito corretamente, apenas uma porção pequena das substâncias será removida do alimento. Isso ocorre pois alguns agrotóxicos acabam se tornando sistêmicos e intrínsecos ao alimento. Porém, independente dessa eficiência, higienizar os alimentos antes do consumo segue sendo uma prática importante para a saúde.

Como higienizar alimentos eficientemente?

Conforme fora dito, mesmo que os agrotóxicos não sejam completamente removidos com a higienização, ela ainda é importante para eliminação de parasitas, microrganismos e outros elementos que possam ser prejudiciais para saúde. No entanto, para garantir esse benefício, é preciso saber a forma correta de higienizar os alimentos.

Existem duas opções viáveis para uma boa higienização dos alimentos naturais. Na primeira, os alimentos ficam de molho em uma solução de água sanitária. Nesse caso, é preciso se atentar a proporção do produto, o tempo de molho e ao enxague. Já na segunda opção, é possível utilizar soluções de vinagre ou limão, havendo diversas possibilidade de uso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação