Qual azeite pode ir ao fogo? Entenda porquê esse cuidado é importante

Alguns azeites são mais apropriados do que outros para o preparo de alimentos

Qual azeite pode ir ao fogo? De antemão, além de ser amplamente consumido, o azeite é um dos ingredientes da culinária mais antigos que existem, sem falar que ele é muito nobre.

Entretanto, mesmo sendo usado a tanto tempo e com tanta frequência, nem todo mundo sabe qual tipo de azeite pode ser usado na cozinha. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba qual azeite pode ir ao fogo e entenda porquê esse cuidado é importante.

Qual azeite pode ir ao fogo sem problemas?

Antes de mais nada, para respondermos a essa questão, precisamos conhecer um pouco sobre os diferentes tipos de azeite de oliva. Começando pelo azeite extra-virgem, que é considerado por muito como o melhor deles.

O motivo por trás disso é o fato de que a sua produção é feita a partir da primeira prensagem de azeitonas selecionadas. Ademais, esse azeite também não possui aditivos e nem passa por refinamentos, sendo então o mais puro deles.

Outro tipo que também é considerado muito bom é o azeite virgem. Similar ao extra-virgem, ele também é feito a partir da primeira prensagem de azeitonas, porém o processo não é tão meticuloso.

Com isso, ele se aproxima do terceiro tipo, que é o azeite refinado. Como o próprio nome já sugere, ele passa por processos de refinamento, onde ele pode ser acrescentado de outros ingredientes, se tornando menos puro que os demais.

E no que essas características influenciam?

Conhecendo melhor cada tipo, agora sim podemos responder qual azeite pode ir ao fogo. Tendo em mente que o azeite extra-virgem é o que tem a produção mais conservadora e cuidadosa, ele é de longe o de maior qualidade.

Entretanto, por incrível que pareça, isso não significa que ele seja o mais apropriado para cozinhar. Pelo contrário, acredita-se que ele não seja uma boa opção para essa finalidade.

De maneira geral, quando um azeite é submetido ao calor, ele passa a perder boa parte de suas propriedades e de seus nutrientes originais. Como o extra-virgem é um azeite mais conservado, expor ele ao calor faz quase com ele estrague.

Dito isso, a resposta para qual azeite pode ir ao fogo é o azeite refinado. Ele pode não ser o melhor do ponto de vista nutricional, mas é o que melhor resiste ao fogo, justamente por causa do refinamento que apresenta.

Você não precisa ser extremamente restrito no uso de cada azeite

Por fim, sabendo qual azeite pode ir ao fogo, fica claro que o azeite extra-virgem e o virgem são melhores opções como temperos do que como óleos para refogados e similares.

Entretanto, isso não significa que você nunca possa esquentar eles, ou que o azeite refinado nunca possa ser usado como tempero. Você pode sim usar o extra-virgem para refogar alguns pratos de vez em quando.

Mas é bom ter em mente que ele é um produto muito benéfico por conta de sua composição. Logo ele é bem mais proveitoso se consumido in natura como tempero.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação