Quem tem alergia à dipirona pode tomar ibuprofeno? Saiba mais sobre

As alergias à medicamentos são bastante comuns, e variam de uma pessoa para outra

Sem dúvidas, a dipirona está entre os medicamentos mais consumidos entre as pessoas. E quando não é a nossa primeira escolha, geralmente o ibuprofeno é a melhor alternativa. Entretanto, há muita dúvida sob o consumo dele em casos de pessoas que são alérgicas à dipirona. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem alergia à dipirona pode tomar ibuprofeno.

A princípio, sabemos que os medicamentos precisam ser consumidos com cuidado. Mas por serem consumidos com frequência, as pessoas costumam não ter tanta atenção com o ibuprofeno e dipirona. Isso pode se tornar um grande problema para a saúde, visto que as propriedades deles são um risco se não aproveitadas corretamente. E um dos piores cenários nesse aspecto é quando o consumidor é alérgico à um desses medicamentos.

Quem tem alergia à dipirona pode tomar ibuprofeno?

De maneira geral, a dipirona é um produto que exerce múltiplas ações no organismo. Ele é capaz de combater febres e tem efeito analgésico e anti-inflamatório, sendo então ideal para amenizar resfriados, gripes e dores generalizadas. Obviamente existem muitos outros medicamentos que exercem efeitos similares, e esse é justamente o caso do ibuprofeno, que é um anti-inflamatório.

No caso, tanto a dipirona quanto o ibuprofeno são considerados medicamentos anti-inflamatórios da mesma família. Mas, isso não significa que o efeito anti-inflamatório e composição deles são similares. Portanto, quem tem alergia a dipirona não, necessariamente, tem alergia a ibuprofeno. Mas, é possível sim, que a pessoa também desenvolva alergia ao ibuprofeno.

Por isso, para que haja um consumo seguro é necessário buscar a orientação de um profissional da área da saúde. Neste caso, ele pode te indicar o melhor tipo de medicamento no seu caso. No entanto, o que jamais deve ser feito, principalmente por pessoas alérgicas a qualquer tipo de medicamento, é fazer o consumo sem orientação de especialistas na área.

Como saber se você é alérgico à dipirona?

Quem sofre de alguma alergia já está familiarizado com os sintomas dessa condição. E quando se trata de alergias à medicamentos, incluindo a alergia à dipirona, esses sintomas não costumam ser diferentes. Mas por ser um tipo de alergia que pode ser adquirida com o tempo, é bom conhecê-los melhor para saber se você pode ou não ter desenvolvido ela. Sendo assim, confira a seguir alguns dos sinais de que você é alérgico à dipirona:

  • Febre
  • Coriza
  • Coceiras
  • Vermelhidão na pele e olhos
  • Problemas respiratórios
  • Inchaço nos olhos e garganta
  • Coceiras generalizadas na pele

Quais medicamentos são substitutos seguros da dipirona?

Agora que você entendeu melhor a questão de se quem tem alergia à dipirona pode tomar ibuprofeno, é importante saber quais medicamentos podem substituir ela sem riscos. Afinal, conforme fora dito, ela é um dos medicamentos mais consumidos entre as pessoas. E o motivo por trás disso é que ela possui múltiplas aplicações, podendo então fazer falta para as quem desenvolveu alergia à dipirona.

No caso, além do ibuprofeno, existem outros medicamentos que podem disparar a reação alérgica à dipirona, como o cetoprofeno e aspirinas. Mas para compensar, existem algumas boas alternativas para eles. O etoricoxibe e celecoxibe, por exemplo, são os mais seguros nesses casos. Dependendo do caso, a nimesulida e paracetamol também não apresentam nenhum risco.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação