Quem tem gastrite pode comer pipoca? Evite os erros clássicos na alimentação

Mesmo sendo um alimento leve, por ser que a pipoca seja problemática para a gastrite

Todo mundo que sofre ou já sofreu de gastrite sabe o quão dolorosa e incômoda ela pode ser, especialmente depois de certas refeições. Porém quem desenvolveu gastrite recentemente por sofrer bastante por não saber quais alimentos ajudam e quais pioram o problema. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem gastrite pode comer pipoca, ou se ela pode ser prejudicial.

De antemão, a pipoca é considerada um lanche bem simples e leve, perfeito para comer a tarde ou em um encontro com amigos. Entretanto, existe muita polêmica sobre se ela é saudável ou não. Essa polêmica fica ainda mais complicada se a pipoca for consumida por alguém com gastrite. Afinal, essa condição de saúde limita a nossa alimentação em muitos aspectos.

A pipoca é saudável ou prejudicial?

Basicamente, a polêmica ao redor da pipoca e de suas propriedades só existe por causa do modo de preparo e consumo dela. A pipoca por si só é uma fonte de fibras e outros nutrientes, e conforme fora dito, é um alimento leve. Ou seja, nesse aspecto, ela é considerada saudável. O problema é que existem diversas formas de fazer a pipoca, e muitas delas podem ser prejudiciais.

Por exemplo, se você costuma colocar manteiga, ketchup, cheddar ou adicionar muito sal na pipoca, ela deixa de ser saudável e passa a ser prejudicial. Afinal, esses ingredientes são carregas de sódio, gorduras, conservantes e outros compostos nocivos à saúde. A mesma lógica pode ser aplicada à pipoca de micro-ondas, que por ser industrializada contém diversos aditivos.

Leia mais: 12 Sintomas de Gastrite: descubra as principais causas, tipos e cuidados essenciais para um alívio duradouro

Mas então quem tem gastrite pode comer pipoca?

Agora que você conhece melhor algumas de suas características, será mais fácil de entender se quem tem gastrite pode comer pipoca. Mas antes, precisamos lembrar que a gastrite é uma condição em que a mucosa do estômago fica inflamada e irritada. Consequentemente, alimentos que são difíceis de digerir, ou que estimulam a acidez no órgão, são capazes de agravar a condição.

Se você preparar a pipoca de maneira simples, sem acrescentar muito sal e nenhum outro ingrediente, ela é um alimento bastante seguro. Portanto, nesses casos, quem tem gastrite pode comer pipoca tranquilamente. Mas o mesmo não pode ser dito de pipocas que contém muitos aditivos. Gorduras, conservantes e similares são difíceis de digerir e provocam irritações no estômago, sendo então impróprios para a gastrite.

Quais outros alimentos são considerados ruins?

Tendo em mente que as gorduras e aditivos químicos são ruins para a gastrite, muitos dos alimentos que são comuns no nosso dia a dia são prejudiciais para essa condição. Como exemplo, é possível citar:

  • Maionese
  • Congelados
  • Leite integral
  • Carnes vermelhas
  • Queijos gordos
  • Alimentos industrializados
  • Carnes processadas

Contudo, esses não são os únicos tipos de alimentos ruins para a gastrite. Comidas que contém muito açúcar perpetuam as irritações no estômago, assim como alimentos que são considerados ácidos, e estimulam a acidez. Dito isso, vale citar alguns outros exemplos de comidas a serem evitadas:

  • Limão
  • Refrigerantes
  • Laranja
  • Doces, especialmente industrializados
  • Toranja
  • Alimentos refinados

Leia mais: A aveia faz mal para gastrite? Descubra agora seus efeitos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação