Refrigerante é remoso? Entenda os efeitos das bebida na cicatrização

A princípio, os refrigerantes estão entre os alimentos mais prejudiciais que podemos consumir. Inclusive é dito que ele não pode ser considerado um alimento. O problema é que nem todo mundo o sabe o quão prejudicial ele pode ser, e porquê por trás disso. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se o refrigerante é remoso, e saiba quais podem ser os malefícios dessa bebida.

Atualmente, o que acaba sendo mais preocupante no refrigerante é o tanto que ele é consumido. A bebida acabou se tornando algo indispensável durante as refeições de muitos. E não só a frequência de consumo é grande, como também a quantidade é absurda. Com isso, a saúde de incontáveis pessoas está sendo severamente comprometida sem que elas tenha total consciência disso.

Os problemas dos refrigerantes para a saúde

Conforme fora dito, o refrigerante não é considerado um alimento de fato. Um dos motivos por trás disso é o fato de que ele simplesmente não contém um valor nutricional. Em toda a composição dele, não é possível encontrar um nutriente que seja significativamente benéfico para a nossa saúde. Mas a situação piora muito quando paramos para analisar do que ele realmente é feito.

Basicamente, o refrigerante é um produto extremamente industrializado. Ele contém inúmeros aditivos, que servem para saborizar ele, a estender a sua durabilidade imensamente. Dentre esses aditivos, é possível encontrar corantes, ácido fosfórico, xarope de milho e açúcar, sendo esse último um dos ingredientes mais expressivos.

Leia mais: Cerveja é remosa? Descubra seus efeitos na saúde debilitada

O refrigerante é remoso mesmo ou não?

Para entendermos se o refrigerante é remoso, antes é necessário sabermos o que é um alimento remoso de fato. De maneira geral, essa classificação engloba todo alimento que é capaz de causar inflamações no nosso organismo. Essa característica se dá pela presença de compostos inflamatórios como gorduras, açúcar, sal e óleos refinados.

Sob esse ponto de vista, como o refrigerante contém uma enorme quantidade de açúcar, ele acaba tendo um forte efeito inflamatório. Ou seja, infelizmente o refrigerante é remoso sim. Consequentemente, quem sofre de alguma doença inflamatória, como a gastrite, precisa evitar o consumo dele ao máximo.

Principais malefícios do refrigerante para a saúde

  • Favorece o sobrepeso: a composição do refrigerante como um todo é extremamente calórica, especialmente por causa do açúcar. Logo, consumir refrigerante favorece muito o ganho de peso.
  • Prejudica a estrutura óssea: o ácido fosfórico presente nos refrigerantes prejudica a absorção de cálcio do nosso corpo. O cálcio por sua vez é um mineral indispensável para a estruturação dos nossos ossos.
  • Hipertensão: outros dois compostos bastante marcantes da bebida são a cafeína e o sódio. Ambos estão relacionados com o aumento da pressão arterial, ao ponto de poderem causar hipertensão.
  • Problemas cardiovasculares: além da hipertensão, o consumo de refrigerantes também leva ao aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, aumentando muito risco de doenças cardiovasculares.
  • Risco de diabetes: por fim, talvez esse seja um dos malefícios mais marcantes dos refrigerantes. Como o açúcar é um de seus principais ingredientes, a bebida pode elevar drasticamente os níveis de glicose do nosso sangue. Esse efeito pode levar ao desenvolvimento da diabetes, ou piorar a mesma.

Leia mais: Kani é remoso? Como ele é feito e se isso afeta sua saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915