Saiba como cultivar a mil-em-ramas; planta que oferece inúmeros benefícios à saúde

Confira o passo a passo!

Também conhecida como mil-folhas, a mil-em-ramas é uma planta medicinal utilizada há milênios para o tratamento de diversas enfermidades. Assim, veja hoje no SaúdeLab quais são os benefícios dessa espécie e como você pode cultivá-la de forma simples em sua residência. Confira!

Os benefícios da mil-em-ramas

A mil-em-ramas é originalmente conhecida por ser uma planta analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. Assim, ela é utilizada desde a Antiguidade para o tratamento de problemas na pele, como feridas, cortes, queimaduras ou irritações, pois tem o poder de reparar os tecidos danificados do corpo. Nesse sentido, ela também pode atuar no tratamento de feridas íntimas, causadas por doenças sexualmente transmissíveis.

Assim, ela também oferece propriedades antibacterianas e antibióticas naturais, atuando também no combate à organismos que atacam o sistema imunológico e o sangue. Por isso, a planta também pode ser utilizada em tratamentos contra doenças como gripes, resfriados e infecções gerais do sistema respiratório. Ademais, por conter cânfora, ela também pode agir diminuindo a congestão nasal.

Todavia, os benefícios da mil-em-ramas não param por aí: a planta também atua regulando o sistema gastrointestinal, pois contribui para uma boa digestão e para conter casos de diarreias, gastrites e infecções, equilibrando o intestino. Do mesmo modo, suas propriedades depurativas também ajudam a diminuir o excesso de gordura do fígado, contribuindo para purificá-lo.

Ademais, seus efeitos analgésicos e antiespasmódicos ajudam a controlar dores e cólicas em diversas partes do corpo. Por exemplo, a planta pode ser utilizada para o tratamento de cólicas intestinais (inclusive de bebês) e menstruais, além de aliviar dores de cabeça e musculares. Da mesma maneira, por ter efeito diurético, a mil-em-ramas também elimina o excesso de líquidos do organismo, ajudando a reduzir a pressão arterial e controlando inflamações do trato urinário.

Por fim, a planta também oferece ação depurativa para o controle da circulação sanguínea, ajudando a prevenir problemas como varizes, hemorroidas, flebites e tromboses.

Assim, que tal ter todos esses benefícios à sua disposição? Veja abaixo um passo a passo simples para aprender a cultivar a bela mil-em-ramas em casa!

mil-em-ramas
Veja como cultivar a mil-em-ramas e aprenda a utilizá-la como planta medicinal. Fonte: Wikimedia Commons.

Como cultivar a mil-em-ramas

O cultivo da mil-em-ramas se dá através de estaquia, ou seja, pelo transplante de uma muda saudável para o solo. Além disso, é importante destacar que esta é uma espécie sensível ao contato com resíduos combustíveis. Por isso, deve ser cultivada em locais distantes de estradas ou com grande circulação de veículos.

Passo a passo para o plantio

Preparo do solo

A mil-em-ramas deve ser cultivada em solo fértil, bem drenado e sobretudo com bastante quantidade de material orgânico, em especial esterco de boi. O processo de transplante se dá a partir da inserção da muda em uma cova de cerca de 15cm de profundidade. Por fim, coloque mais uma camada de fertilizante natural ao redor do caule e regue o local moderadamente.

Tempo de germinação

Depois do plantio, a mil-em-ramas demora cerca de 6 a 8 meses para atingir seu pleno desenvolvimento. Anime-se em cultivar a mil-ramas e usufruir de todos os seus benefícios.

Melhor época de plantio

A melhor época para plantio da mil-em-ramas é no outono, em especial entre os meses de abril e junho.

Regas

Saiba que para cultivar a mil-em-ramas, ela é uma planta muito sensível à umidade. Ou seja, ela não deve receber regas frequentes. O indicado é a proporção de 2 vezes por semana em dias quentes ou quando o solo aparentar estar muito seco.

Luminosidade

A mil-em-ramas se desenvolve bem se cultivada em locais com incidência direta de luz solar.

Qual a melhor forma de aproveitar a mil-em-ramas

A melhor forma de aproveitar os benefícios da mil-em-ramas é através da ingestão do chá da planta, preparado com a infusão de suas folhas e flores. Assim, basta adicionar 1 colher de chá destas partes picadas em 1 xícara de água já fervida. Espere por 10 minutos, coe e beba em seguida. A indicação de consumo é de 2 a 3 vezes ao dia.

Contudo, para o tratamento de feridas na pele, bem como por aquelas nas partes íntimas, deve-se fazer um cataplasma da planta, aplicando uma quantidade de folhas e flores cozidas e amassadas junto a um pouco de água diretamente sobre as lesões. Em seguida, deixe agir por cerca de 30 minutos.

Por fim, é importante destacar que o uso da mil-em-ramas deve ser orientado por um médico especialista, já que seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais. Da mesma forma, existem contraindicações, como é o caso do uso do chá por gestantes, lactantes e pessoas que possuem alergia à essa espécie de planta.

Leia mais: Para que serve a flor de malva? Veja 07 benefícios dessa planta medicinal linda e cheirosa

MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, conheça tudo sobre o matchá.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação