Chá de casca de cebola combate a gripe e envelhecimento precoce; conheça outros benefícios

Veja como preparar e consumir a bebida

Originária da Ásia, a cebola é uma hortaliça consumida e popularizada em todo o mundo. No Brasil, ela é um dos principais temperos utilizados para o preparo de diversos pratos salgados. Todavia, o que poucos sabem é que a maior parte dos nutrientes e antioxidantes dela se encontra em sua casca. Assim, confira hoje no SaúdeLab todos os benefícios do chá de casca de cebola para a sua saúde!

Ademais, é importante salientar que o chá de casca de cebola deve ser consumido de forma pontual, pois quantidades exageradas podem levar a efeitos colaterais. Dessa forma, consulte sempre um médico especialista de sua confiança para verificar qual a ingestão correta no seu caso. Dito isso, continue conosco e aprenda também a preparar a bebida da forma correta!

Os benefícios do chá de casca de cebola

A casca da cebola é rica em propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes, hipoglicemiantes e até anticancerígenas. Dessa forma, a ingestão do chá pode ser benéfica para o tratamento de uma série de problemas de saúde. Confira!

banca de cebola
A maior parte dos nutrientes da cebola está na casca. Fonte: Canva.

O que a sua saúde ganha com o chá de cebola

Auxílio no tratamento de gripes e resfriados

A casca de cebola é rica em propriedades anti-inflamatórias, decorrentes da alta taxa de antioxidantes em sua composição, como a quercetina e as antocianinas. Além disso, ela também possui um alto teor de vitamina C e enxofre, o qual oferece uma ação expectorante. Por isso, ela se torna um remédio natural para o tratamento auxiliar dos sintomas de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios, como tosse seca, asma e bronquite.

Prevenção do envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes na casca da cebola protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Desse modo, a longo prazo, o chá de casca de cebola também auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.

Proteção do sistema cardiovascular

Alguns antioxidantes como a aliina, presentes na casca da cebola, atuam promovendo o relaxamento dos vasos sanguíneos do corpo. Consequentemente, a circulação do sangue se torna equilibrada, o que evita a formação de coágulos e acúmulos de gordura no sistema cardiovascular.

Além disso, por conter saponina, uma substância que diminui as taxas de triglicerídeos e colesterol LDL, o chá da casca de cebola também evita o surgimento de doenças cardíacas, como infarto ou aterosclerose.

Combate a diabetes

A quercetina e alguns compostos sulfurados, presentes na casca da cebola, oferecem uma ação hipoglicemiante, controlando os níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, o chá é uma ótima opção para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Auxílio contra a queda de cabelo

O chá de casca de cebola também pode ser aplicado no couro cabeludo, de forma a diminuir a queda de cabelo e a alopecia. Isso acontece devido à ação do enxofre presente em sua composição, o qual age como um tônico que estimula a circulação sanguínea da região.

Combate a anemia

A casca de cebola também é rica em ferro, fósforo e vitamina E, nutrientes que contribuem para a proliferação de glóbulos vermelhos no organismo. Assim, o chá é ideal para pessoas que estejam fazendo tratamento para a cura da anemia.

Melhora a aparência da pele

O chá de casca de cebola também oferece quantidades significativas de vitamina A, C e E, que atuam como poderosos antioxidantes e evitam o envelhecimento precoce da pele. Da mesma forma, as vitaminas A e C contribuem para a produção de colágeno, prevenindo rugas e contribuindo para a firmeza da pele. Além disso, a quercetina também atua amenizando as marcas de expressão do corpo.

Combate ao câncer

Alguns estudos recentes mostraram que os compostos sulfurados e os polifenois presentes no chá de casca de cebola atuam na eliminação de células cancerígenas de órgãos como a laringe, estômago, ovário e cólon.

Como fazer o chá de cebola

Ingredientes

  • Cascas de 1 cebola;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água junto com as cascas de cebola e deixe a mistura ferver. Em seguida, retire do fogo e aguarde cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar e tomar o chá. Para amenizar o sabor, que pode ser um pouco amargo, você pode adoçá-lo com mel ou colocar algumas gotas de limão.

Efeitos colaterais

Se consumido de maneira excessiva, o chá de casca de cebola costuma proporcionar acidez estomacal. Além disso, ele também pode ocasionar gases.

Quem não pode tomar o chá

O chá de casca de cebola não deve ser consumido por gestantes, lactantes, pessoas idosas e pessoas com problemas gástricos como acidez, gastrite e úlceras.

Veja também: Aprenda 03 Chás Caseiros Para Aliviar Sintomas Da Gripe Com Muito Sabor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação