Sal amargo limpa o sangue? Para que serve? Saiba o jeito certo de usar

Confira algumas das principais utilidades do sal amargo para a saúde do organismo

Quem já está familiarizado com o sal amargo, sabe que ele pode ser muito útil para a nossa saúde. Mas ao mesmo tempo, existe muita confusão quanto aos seus verdadeiros efeitos no organismo, o que pode ser perigoso para quem não está acostumado a usar ele. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o sal amargo limpa o sangue, para que ele serve e como fazer para usá-lo.

De antemão, apesar de também ser chamado de sal, o sal amargo é bem diferente do sal de cozinha comum que tanto usamos. E todos nós sabemos o quão prejudicial o sal comum consegue ser para a nossa saúde, visto que ele é composto quase inteiramente de sódio, mineral nocivo quando em excesso. Resta saber se o sal amargo é apenas benéfico e útil, ou se apresenta algum tipo de risco.

O sal amargo limpa o sangue ou não?

Primeiramente, conforme fora dito, o sal amargo se difere do sal comum. Isso porque o sal comum é basicamente cloreto de sódio, enquanto o sal amargo é composto de sulfato de magnésio. Consequentemente ele não apresenta os mesmos efeitos, muito menos os mesmos malefícios. Entretanto, só por haver essa diferença, não significa que o sal amargo limpa o sangue.

De maneira geral, alimentos e medicamentos que limpam o sangue são muito importantes para a eliminação de toxinas e promoção da saúde do organismo como um todo. E o sal amargo por sua vez até ajuda a eliminar alguns tipos de compostos nocivos. Mas isso não ocorre necessariamente no sangue. Logo, não há como afirmarmos que o sal amargo limpa o sangue de fato.

Quais são os verdadeiros efeitos do sal amargo?

Infelizmente o sal amargo não limpa o sangue, mas ainda assim ele apresenta diversas utilidades. Tanto o magnésio quanto o enxofre, que integram o sulfato de magnésio, são compostos importantes para a nossa saúde. E no caso do sal amargo, o principal efeito deles acaba sendo como um laxante. Ou seja, eles promovem o funcionamento do intestino e a eliminação das fezes, limpando o intestino e combatendo a constipação.

Outra importante utilidade do sal amargo é a correção dos níveis de magnésio do organismo. Ele é um mineral indispensável para a saúde dos ossos e músculos. Logo, se não consumirmos ele na quantidade necessária, o organismo pode sofrer com diversos problemas. Mas claro que a deficiência de qualquer nutriente deve ser corrigida primeiro através da própria alimentação, se for possível.

Procure usar o sal amargo apenas sob indicação e orientação médica

Por fim, por mais que não possamos afirmar que o sal amargo limpa o sangue, não há como duvidar que ele nos é muito útil. Conforme fora dito, ele é ótimo para tratar a constipação intestinal e deficiência de magnésio. Contudo, em ambos os casos, o ideal é usar o sal amargo sob a orientação de um médico. Ele consegue informar se o uso do produto é realmente necessário e, se esse for o caso, qual a quantidade ideal a ser consumida.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação