Toma anticoncepcional? Veja 5 erros que podem interferir no seu efeito

Saber quais são os erros que podem interferir no efeito do anticoncepcional é muito importante, principalmente para quem não quer uma gravidez indesejada. Para isso, o blog Saúde Lab apresenta quais são os 5 erros mais comuns. Confira!

Descubra quais são os erros ao tomar anticoncepcional

O anticoncepcional é um medicamento que além de ser usado como um método contraceptivo, também é usado pelas mulheres para controlar o ciclo menstrual. Porém, embora esse medicamento tenha uma alta eficácia quando ingerido da forma certa pode não ter o mesmo efeito.

Para que o anticoncepcional faça efeito, é indispensável saber quais são os cinco erros que existem ao tomar esse medicamento. Além de interferir no efeito ao ser tomado da forma errada pode prejudicar o organismo da mulher devido às reações adversas.

A seguir, será apresentado com mais detalhes o porquê ingerir bebida alcoólica e certos tipos de remédios junto com o anticoncepcional pode diminuir seu efeito. Além disso, você entenderá porque é preciso ingerir o medicamento sempre no mesmo horário para que faça efeito.

Ingerir bebida alcoólica

Apesar de muitas pessoas não acreditarem, o consumo de bebida alcoólica junto com medicamentos pode ser perigoso, pois o álcool pode aumentar ou diminuir o efeito do remédio. No caso do anticoncepcional a bebida alcoólica diminui o efeito dele.

Isso acontece porque o mecanismo de ação que essas duas substâncias exercem sobre o organismo para fazer efeito são iguais. Isto é, tanto o álcool quanto o anticoncepcional agem sobre o mesmo receptor, então disputam ou até competem por esse local de ação e acabam perdendo o efeito.

Além disso, o anticoncepcional perde seu efeito devido o acúmulo de acetaldeído no organismo, que acaba causando alguns efeitos colaterais, como a vasodilatação, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, náuseas, vômitos e dor de cabeça.

Toma anticoncepcional Veja 5 erros que podem interferir no seu efeito
Toma anticoncepcional Veja 5 erros que podem interferir no seu efeito – Imagem: Canva Pro

Não tomar anticoncepcional no mesmo horário

Outro erro muito comum é não tomar o anticoncepcional no mesmo horário. São muitos os motivos para ingerir o remédio sempre no mesmo horário, mas o principal deles é o fato de o medicamento perder seu efeito após ter passado certo tempo.

Então, se um medicamento deve ser ingerido a cada 12 horas, mas a pessoa se esqueceu e ficou 14 horas sem tomar, o anticoncepcional terá perdido o efeito. Além disso, determinados medicamentos são melhor absorvidos pelo organismo em determinados horários.

Por fim, os anticoncepcionais possuem uma dosagem baixa caso a pessoa não tome no horário certo, o nível hormonal cai e ocorre um funcionamento irregular do corpo, ou seja, o medicamento não faz efeito.

Tomar em qualquer dia

Embora pareça que seja um tipo de medicamento que pode ser ingerido em qualquer dia e que fará efeito, a verdade é que isso é um mito. Assim como qualquer outro tipo de remédio, o anticoncepcional precisa começar a ser tomado no período certo para que faça efeito.

Dessa forma, a mulher precisa começar a ingerir no primeiro dia de sua menstruação, isso porque ele age impedindo a ovulação e consequentemente a gravidez. Mas, caso comece a tomar depois apenas o efeito será menor e as chances de acontecer uma ovulação é maior.

Interromper o tratamento

Como citado acima, o anticoncepcional precisa ser ingerido sempre no mesmo horário para que possa fazer efeito e ser mais eficaz. Dessa maneira, quando a mulher interrompe o uso automaticamente perde o efeito, diferente dos outros tipos de medicamento como analgésicos e anti-inflamatórios, os efeitos da substância química do anticoncepcional não permanecem no organismo.

Isso acontece devido a taxa da substância química do anticoncepcional ser baixa para que não faça mal ao corpo. Então, o que pode acontecer quando o medicamento é interrompido antes de finalizar o tratamento, por exemplo, é o organismo acabar se confundindo e ficando sem controle do ciclo menstrual, além de que diminui a proteção do medicamento quando não se quer engravidar.

Sendo assim, independente da finalidade a qual você estiver usando esse medicamento, sempre siga as orientações do seu médico. Nunca pare antes do indicado e também não use por mais tempo do que era previsto.

Usar junto com a pílula do dia seguinte

Assim como tomar o anticoncepcional junto com bebida alcoólica ou outros tipos de medicamento pode diminuir o efeito, ingerir junto com a pílula do dia seguinte também é prejudicial. Caso você faça isso é preciso parar, pois é algo que agride o organismo devido serem medicamentos muito fortes.

Tomar o anticoncepcional junto com a pílula do dia seguinte pode diminuir o efeito do primeiro medicamento devido os dois terem o mesmo efeito e agirem da mesma forma. Além de que, a pílula do dia seguinte possui um efeito mais rápido para impedir a ovulação devido ser composta por levonorgestrel ou por acetato de ulipristal, que agem atrasando ou inibindo a ovulação.

Então, para que o anticoncepcional tenha efeito e não seja preciso ingerir a pílula do dia seguinte, não cometa os erros citados acima. Sempre tome o medicamento todos os dias, não consuma bebida alcoólica e sempre tome no mesmo horário.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação