Farinha de banana verde é bom para diabetes? Saiba se vale a pena investir nela

Conheça melhor as propriedades da farinha de banana verde para a diabetes

Apesar de ser um ingrediente muito básico e importante na cozinha, a farinha de trigo não é muito saudável. Ela representa um grande risco para a saúde quanto em excesso, ainda mais para diabéticos. Felizmente, quem sofre dessa condição pode optar por outros tipos de farinha. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se usar a farinha de banana verde é bom para diabetes.

Conforme fora dito, existem diferentes tipos de farinhas, e algumas são mais seguras para a diabetes. Isso porque o ingrediente principal do produto tem total influência sob ele. O trigo, por exemplo, é calórico e contém muitos carboidratos, levando ao aumento da glicemia. Entretanto a banana verde é um ingrediente totalmente diferente do trigo, e apresenta propriedades bastante interessantes.

Farinha de banana verde é bom para diabetes?

Primeiramente, para entendermos essa questão, antes precisamos falar sobre índice glicêmico. Ele é um valor que pode ser estabelecido para todo alimento, e mede a velocidade com que os carboidratos dele são absorvidos pelo corpo. Quanto maior o índice glicêmico, mais rápida é essa absorção. E como os carboidratos geram glicose, um índice glicêmico alto promove o rápido aumento da glicemia, o que é problemático para a diabetes.

No caso da farinha de trigo, bem como muitas das massas e comidas feitas com ela, o índice glicêmico bem alto. Por isso ela deve ser evitada por diabéticos. Contudo, substituir ela pela farinha de banana verde é bom para diabetes pois o índice glicêmico é muito menor, sendo considerado baixo. Enquanto alimentos de alto índice glicêmico prejudicam a condição, os de baixo índice glicêmico ajudam a manter a diabetes sob controle.

Em excesso, a farinha de banana verde pode prejudicar a diabetes

De fato podemos dizer que o uso da farinha de banana verde é bom para diabetes, mas isso não significa que podemos abusar no seu consumo. Apesar do seu índice glicêmico ser baixo, ela é rica em carboidratos tal como a farinha de trigo. Ou seja, ela leva mais tempo e maiores quantidades para elevar a glicemia, mas ainda assim tem a capacidade de causar esse aumento quando em excesso.

A farinha ainda oferece benefícios para a saúde

  • Regula o colesterol: por incrível que pareça, a farinha de banana verde ajuda a controlar não só a glicemia mas também os níveis de colesterol do corpo, protegendo o sistema cardiovascular. Isso se dá graças a riqueza dela em fibras, que diminuem a absorção de gorduras.
  • Controla a pressão arterial: outro efeito positivo para a nossa saúde cardiovascular é a redução da pressão arterial. A banana é conhecida por ser uma ótima fonte de potássio. Esse mineral ajuda a eliminar o sódio, que eleva a pressão arterial, e é passado da fruta para a farinha.
  • Promove o funcionamento intestinal: voltando às fibras, elas são capazes de melhorar o trânsito do intestino e a evacuação, favorecendo a digestão dos alimentos e a evacuação das fezes.
  • Ameniza a depressão: enfim, não podemos deixar de mencionar que o triptofano e magnésio da banana também estão presentes na farinha. A combinação deles fazem com que o produto melhore a formação de serotonina no corpo, neurotransmissor que regula o nosso bem-estar e humor.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação