O fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes?

Aprenda a usar o fio dental corretamente e no momento certo

Os cuidados com a higiene dentária são essenciais para a manutenção da saúde bucal. Para garantir essa higiene, é preciso sempre ter um fio dental de mãos, mas também é importante saber usá-lo corretamente. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda se o fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes.

Apesar de muitos não fazerem isso, o ideal é que todas as pessoas incluam o fio dental em suas rotinas de higiene bucal. Ele pode fazer uma grande diferença, especialmente quando ele é usado da maneira correta. Ou seja, ao aplicá-lo da maneira apropriada e no momento certo, ele ajuda muito na manutenção da saúde bucal.

Qual a importância do fio dental?

Sem dúvidas, a escova de dentes e o creme dental são os elementos mais importantes para garantir uma boca saudável e dentes limpos. Através da escovação, é possível eliminar restos de comidas, microrganismos e outros resíduos que possam estar presentes na boca, dentes e língua. Contudo, as cerdas da escova possuem um alcance limitado quando se trata da limpeza do espaço entre os dentes.

É para solucionar esse problema que o fio dental entra em ação. Como a escova não alcança esses pequenos espaços entre os dentes, eles podem acumular sujeiras e microrganismos que irão prejudicar a saúde bucal. Felizmente, o fio dental existe justamente para poder limpar esses espaços. A forma de ação é a mesma da escova, de maneira que o fio é capaz de percorrer essas superfícies dos dentes tão difíceis de serem alcançadas.

Como utilizar ele corretamente?

Infelizmente, além de muitas pessoas não terem o hábito ideal de usar o fio dental diariamente, algumas também não utilizam ele da maneira certa. Assim como a escovação, existe uma maneira mais adequada para eliminar as sujeiras presentes nos espaços entre os dentes. Confira a seguir um passo a passo de usar o fio corretamente:

  1. Corte um pedaço do fio de aproximadamente 5 centímetros, e segure com os dedões e dedos indicadores, fazendo uma pinça entre eles.
  2. Passe o fio entre os dentes até chegar na superfície da gengiva, tomando cuidado para não a machucar.
  3. Puxe o fio levemente para um lado, e comece a esfregar o dente, como se estivesse secando as costas depois de tomar um banho.
  4. Em seguida, faça os movimentos novamente, mas dessa vez puxando o fio para o outro lado, para limpar o outro dente e o resto da área da gengiva.
  5. Repita o processo para todos os outros dentes.

Devo usá-lo antes ou depois de escovar os dentes?

Saber quando usar o fio dental é tão importante quanto saber a forma correta de usá-lo. Conforme fora dito, o ideal é que ele seja usado diariamente e, em específico, sempre que você escovar os dentes. No caso, ao contrário do que muitos pensam, ele deve ser aplicado antes da escovação.

Essa ordem é importante pois quando passamos o fio dental, pode ser que a sujeira que ele carrega consigo caia ou grude em um dente acidentalmente. Portanto, para evitar que essa sujeira cause algum prejuízo para saúde bucal ou leve ao mau hálito, é necessário que a escovação seja feita depois do uso fio.

Leia mais: Você sabe como o smartwatch pode ser um aliado da sua saúde? Confira agora

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação