03 posturas de yoga fáceis para iniciantes que vão te conquistar hoje

Se você acha que o yoga é uma atividade de movimentos difíceis, que exigem flexibilidade demais, saiba que esse é um comum engano. Na verdade, existe uma série de posturas de yoga bem simples, que podem ser praticadas por todos e trazem benefícios diversos. Confira hoje no SaúdeLab!

O yoga é uma prática milenar que combina movimentos que se comunicam com o mundo interior e exterior da pessoa, e que fazem parte de uma filosofia de vida. Assim, praticá-lo é mais do que apenas exercer uma atividade física, pois alia respiração e exercícios completos para todo o corpo. Nesse sentido, a saúde mental também tem muito a ganhar com esse exercício.

Benefícios do Yoga: aprenda 3 posições fáceis

A prática do yoga traz diversos benefícios, tanto físicos quanto mentais. Assim, segundo o professor de Yoga Gilberto Schulz, um dos ganhos que você pode obter com essa atividade é a melhora da flexibilidade corporal, e o aumento da força e resistência muscular. Nesse sentido, diversas posições trabalham os músculos dos braços, pernas e abdômen.

Além disso, tanto nas posições em pé quanto nas sentadas, o yoga acaba “obrigando” a coluna a permanecer reta. Isso faz com que ela fique mais flexível e forte, além de melhorar a postura corporal.  Da mesma forma, justamente por isso, esse tipo de atividade é capaz de aliviar quadros de dores crônicas na coluna.

Já os benefícios para a mente também são muitos. Todo tipo de yoga, em especial aqueles que combinam posições com meditação, são capazes de relaxar a mente e o corpo, conferindo relaxamento e bem-estar.

Ainda assim, tal atividade também gera confiança e consciência corporal em quem pratica, ajudando no enfrentamento de medos, barreiras mentais e psicológicas.

Portanto, que tal investir no yoga e trazer todos esses ganhos para a sua vida? Confira agora 3 posições fáceis que você pode fazer em casa para começar a praticar!

Posturas para iniciantes

Vrikshasana (árvore)

Você certamente já viu alguém praticar essa postura em algum parque ou à beira-mar. Isso porque essa é uma das posições mais clássicas e tranquilas do yoga. Assim, ela ajuda a trazer calma, foco e concentração para as atividades do dia a dia.

Para fazê-la, basta levantar a perna esquerda e encostar a sola do pé na altura da coxa direita. Em seguida, estique os braços para cima e una as duas mãos. Por fim, faça respirações longas e pausadas e fique nessa posição o quanto puder. Depois, basta trocar a posição das pernas.

yoga
Vrikshasana (árvore). Fonte: Canva.

Bhujangasana (cobra)

Essa é uma postura do yoga que melhora a postura corporal e proporciona flexibilidade ao corpo. Além disso, também confere relaxamento e concentração.

Em uma superfície plana, deite-se de barriga para baixo, coloque as mãos no chão e mantenha o peito dos pés, as pernas e o quadril encostados no chão. Em seguida, vá levantando a parte superior do corpo devagar, mantendo o foco de resistência na região pubiana. Por fim, permaneça nessa posição o máximo que puder.

yoga
Bhujangasana (cobra). Fonte: Canva.

Balasana (criança)

Essa é uma postura do yoga indicada para aliviar focos de tensão, estresse ou medos pessoais. Assim, coloque o joelho no chão e sente-se sobre os calcanhares. Estique devagar os braços para trás até que fiquem alinhados ao corpo. Depois, posicione as palmas das mãos junto aos pés e encoste a testa no chão. Assim como nas outras posturas, permaneça assim o quanto puder.

yoga
Balasana (criança). Fonte: Canva.

E aí, gostou dessas dicas? Aproveite o conteúdo do site e fique por dentro das novidades para a saúde de toda família.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação