Book Appointment Now
Veja 6 benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro para apostar de vez na vida fitness
Todos nós sabemos da importância de se praticar atividades físicas diariamente. Elas são indispensáveis para a manutenção da saúde do corpo. Mas o que poucas pessoas levam em consideração é que elas também afetam a saúde do cérebro, beneficiando a mesma. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e confira 6 benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro.
De antemão, o que leva muitas pessoas a adotarem uma boa rotina de exercícios é o desenvolvimento dos músculos e queima de calorias que ela promove. Estes realmente são os principais impactos das atividades físicas na saúde, porém estão longe de serem os únicos. Todo o nosso corpo é beneficiado por elas, e das mais variadas formas, contribuindo para diversos efeitos positivos.
6 benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro
- Promove a neuroplasticidade: primeiramente, podemos definir a neuroplasticidade como a reorganização e criação de conexões e circuitos cerebrais. Essa capacidade é de extrema importância reduzir o impacto de lesões cerebrais, e pode ser promovida através de exercícios físicos.
- Aumenta a qualidade do sono: dormir é uma das atividades do corpo mais essenciais para o cérebro e saúde, e as atividades físicas por sua vez ajudam a melhorar o descanso durante a noite.
- Estimula o funcionamento cerebral: durante os exercícios, os nossos batimentos cardíacos são elevados. Com isso, a circulação do sangue aumenta, mantendo o cérebro mais oxigenado e funcionando melhor.
- Melhora a concentração e memória: através da neuroplasticidade e melhor funcionamento cerebral, podemos melhorar consideravelmente nossa capacidade de memória e concentração.
- Previne doenças neurodegenerativas: outra vantagem da neuroplasticidade e promoção das atividades do cérebro é que elas impedem o desenvolvimento de Alzheimer, Parkison, demência e similares.
- Combate o estresse e ansiedade: enfim, quem sofre de ansiedade ou tem uma rotina muito estressante deve praticar exercícios diariamente para reduzir o impacto que eles possuem no cérebro e na saúde.
Como praticar exercícios para cuidar do cérebro?
A princípio, conhecendo melhor os 6 benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro, fica claro que eles são de extrema importância para a manutenção do órgão. Ademais, cuidar do cérebro significa que cuidar de todo o corpo. Afinal, ele está conectado com todo o organismo, e regula incontáveis atividades e funções necessárias para a sobrevivência dele. Felizmente, não existem muito segredo em como usar os exercícios para beneficiar o cérebro.
De maneira geral, você não precisa praticar atividades físicas pesadas para manter a saúde cerebral. Fazer alguns exercícios leves, como caminhadas, corridas e similares, costuma ser o suficiente. O mais importante acaba sendo a regularidade e frequência. Quanto a isso, o ideal é que você consulte um médico, instrutor ou outro profissional da área para saber qual a melhor rotina de exercícios para o seu caso.
A saúde do cérebro depende de múltiplos fatores diferentes
Por fim, mesmo sabendo dos 6 benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro, não podemos deixar de mencionar que eles não são o suficiente para manter a saúde do órgão. Na realidade ela também depende da nossa alimentação e hábitos de vida. Por exemplo, uma dieta balanceada combinada com boas noite de sonos e um hábito de leitura será extremamente benéfica para o cérebro e as atividades dele.
Leia mais:
- Tontura constante: descubra as causas e cuidados indispensáveis
- Alerta Vermelho: Dor nas pernas pode ser sinal de problema neurológico
- 10 sintomas de derrame cerebral por estresse: reconhecendo os sinais precoces e buscando ajuda
- Quando procurar um Neurologista? Conhecendo os sinais e motivos para uma consulta especializada
- Limão é bom para labirintite? Entenda como funciona seus efeitos na condição