Book Appointment Now
Arranhaduras causadas por pets domésticos; quando se preocupar?
A princípio, os pets domésticos são excelentes companheiros para os nossos dias, independente de qual seja. Porém, eles também representam uma grande responsabilidade, necessitando de cuidados constantes. Um deles é em relação aos momentos em que, acidentalmente ou não, o pet te arranha. Para esses casos, o SaúdeLab vai te ensinar alguns detalhes sobre arranhaduras causadas por pets domésticos.
A primeira vista, quando os pets domésticos arranham alguém, costumamos interpretar o ferimento como um mero machucado, sem haver grandes preocupações. Contudo, dependendo da situação e condições, o arranhão pode representar um perigo que vai além de um ferimento na pele. Logo, é importante saber quando se preocupar com esse tipo de acontecimento.
Quais os principais problemas de um arranhão?
Primeiramente, um arranhão é similar a um corte, podendo variar na sua extensão e profundidade. É nessa variação em que podemos encontrar alguns perigos, visto que, dependendo da força que os pets domésticos possuírem, eles são capazes de causar arranhões consideráveis, resultando no sangramento e até hemorragias.
Sob o mesmo ponto de vista, assim como um corte, o arranhão também é uma condição que deixa a porção atingida exposta. Com isso, mesmo que seja um arranhão pequeno e superficial, podem haver uma infecção no local. Isso ocorre pelo contato com microrganismos presentes nos pets domésticos ou no próprio ambiente. Logicamente, quanto pior for o arranhão, maiores as chances de infecção.
Doenças transmitidas por pets domésticos pelos arranhões
A princípio, a saliva da boca dos cães é um ambiente repleto de de bactérias e microrganismos maléficos para nossa saúde. Caso você seja arranhado por uma mordida de um cachorro, além do risco de infecção ser alto, é possível contrair a doença da raiva, uma doença gravíssima. Causada por um vírus, a raiva se encontra presente em cães não vacinados para a doença, e é transmitida para humanos através da mordida do animal.
Os cachorros não são os únicos pets domésticos capazes de transmitir doenças através de arranhões. Os gatos contaminados pela bactéria Bartonella henselae, são potenciais transmissores da doença da arranhadura. Esse nome se dá justamente pelo fato de que o gato transmite a bactéria ao arranhar alguém. De antemão, ela não causa sintomas nos gatos, mas pode ser prejudicial para idosos, crianças e pessoas com o sistema imune ruim.
Como lidar com os arranhões corretamente?
Antes de mais nada, independente da gravidade do arranhão, o certo é sempre se encaminhar para o atendimento médico correto assim que você for lesionado. Diversos fatores podem causar complicações no arranhão, e por isso a consulta com especialista é a melhor forma de remediar o ferimento. É o profissional de saúde que conhece a melhor abordagem para cada caso, até mesmo se há necessidade de vacinação.
Sabendo da importância da consulta médica, ainda existem alguns cuidados básicos para caso você seja arranhado por pets domésticos. Um deles é lavar a região afetada com água corrente e sabão ou soro fisiológico. Caso o ferimento esteja sangrando, também é possível aplicar um curativo compressivo para estancar o fluxo. Assim, utilize gazes limpas e até uma faixa, se julgar necessário.