Você sabe se é seguro deixar a comida dentro de uma panela de ferro? Veja o que descobrimos!

Entenda se a panela de ferro pode ser utilizada para armazenar a comida sem prejuízos para sua saúde

A princípio, muitas pessoas têm preferência pela panela de ferro do que pelas de inox com teflon. Entretanto, por ser mais antiga, podem haver certas dúvidas quanto ao seu uso. Uma dessas dúvidas é em relação ao armazenamento de alimentos dentro dela. Com isso, o SaúdeLab vai te ensinar se é seguro deixar a comida dentro de uma panela de ferro ou não.

De antemão, você provavelmente já deve ter visto, ou até mesmo usado, uma panela de ferro. Mesmo sendo antigas, elas ainda são bastante comuns, sendo empregadas em diversas cozinhas. Quem já possui experiência com essa panela, provavelmente já está por dentro dos principais cuidados. Contudo, se esse não for o seu caso, é importante se informar sobre.

Armazenando comida na panela de ferro

À primeira vista, você pode pensar que a panela de ferro é como qualquer outra, sendo possível armazenar comida nela sem problema algum.

Porém, é importante ressaltar que, por ser consideravelmente antiga, ela não apresenta as mesmas propriedades das panelas mais modernas, a começar pelo seu próprio material.

Como o próprio nome já diz, a panela de ferro é constituída, basicamente, por ferro. Por consequência, ao armazenar comida nela, a água dos alimentos irá causar um processo de oxidação. Assim, o aspecto da comida é alterado, podendo fazer com que ela escureça. Além disso, a concentração do ferro nos pode ser prejudicial à sua saúde.

Lavar a panela também pode causar oxidação

Por outro lado, esse mesmo processo de oxidação, pode ocorrer ao lavar a panela de maneira errada, porém dessa vez ela é prejudicada.

Assim como em outras panelas, a de ferro precisa ser lavada com água e sabão neutro. Entretanto, como a água oxida o ferro presente nela, a panela pode ficar enferrujada.

Dessa maneira, recomenda-se que depois de lavar e enxaguar, é necessário secá-la muito bem. O ideal é que ela fique sob o fogo, a fim de evaporar toda a água de sua superfície. Outrossim, se possível, deixe-a secando ao sol.

Outros cuidados importantes

Por fim, talvez você já tenha ouvido falar em um processo denominado de cura, feito em diversos tipos de panela. Esta ação é responsável por conferir uma camada de proteção para as panelas, e com a de ferro não é diferente. Aliás, curar a panela de ferro é essencial para combater a ferrugem.

Como fazer a cura na panela?

Para fazer a cura será necessário alguns cuidados. Confira o passo a passo.

  1. Pré-aqueça seu forno.
  2. Enquanto isso, lave a panela e seque-a muito bem.
  3. Em seguida, com o auxílio de um papel toalha, aplique uma camada de óleo vegetal por toda a superfície dela.
  4. Após esse passo, leve-a para o forno de cabeça para baixo, colocando uma folha de papel alumínio sob a grade em que ela irá ficar.
  5. Mantenha ela por uma hora, e passado o tempo, retire e lave novamente, mas utilizando apenas água quente.

Gostou de saber todas as dicas para usar bem sua panela de ferro sem trazer danos para sua saúde? Aproveite para saber se É verdade que usar panela de ferro é bom para anemia? Tire suas dúvidas.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação