É verdade que a gripe piora muito durante o período da noite? Entenda

saiba o que fazer para melhorar os sintomas da gripe e evitar que piore!

Se você é uma pessoa que costuma ficar gripada com frequência, então já deve ter percebido que os sintomas dessa condição incomodam mais com a chegada da noite. Esse fenômeno pode parecer estranho à primeira vista, porém o SaúdeLab vai te explicar, de forma prática e simples, por que a gripe piora bastante durante o período da noite.

Dependendo da sua suscetibilidade, a gripe pode ser uma condição bastante incômoda e debilitante. Portanto, por ela parecer piorar à noite, esse incômodo pode ser ainda maior, visto que dormir é fundamental para descansar e recarregar as energias. Ou seja, a gripe pode atrapalhar nossa rotina e descanso muito mais do que pensamos.

Gripe piora à noite?

Quando falamos que a gripe piora durante a noite, ou quando vamos dormir, não significa que a doença ou o seu quadro é agravado, e sim os seus sintomas. Ou seja, os principais sintomas da gripe, como a tosse, rinite, e coriza, podem ficar mais acentuados, e consequentemente mais incômodos, durante a noite.

Com isso, é preciso realizar algumas afirmações importantes. Assim como esse fenômeno não está conectado com a doença em si, e sim com os seus sintomas, a forma em que ele age não depende apenas do horário do dia. Os sintomas da gripe não pioram simplesmente porque está de noite, e sim em decorrência de diversos fatores relacionados a forma de deitar-se e ao ambiente da casa.

Por que os sintomas pioram durante à noite?

Todas as noites, quando vamos dormir, passamos muitas horas seguidas deitados. Com isso, a forma em que nos deitamos e o lugar onde dormirmos exercem uma influência direta no nosso corpo, incluindo a gripe. Se seu quarto estiver um pouco empoeirado, se seus travesseiro e colchões são velhos, ou se você costuma dormir com seus pets, é muito provável que a gripe prejudique seu nariz mais do que o normal.

A tosse e obstrução nasal também são agravados quando vamos dormir. No caso, os brônquios são afetados pela tosse, eles ficam mais fechados quando nos deitamos, aumentando o incômodo. Ao mesmo tempo, os cornetos nasais também podem inchar por causa do acúmulo de sangue nos vasos que os irrigam. Esse acúmulo ocorre pela ação da gravidade no momento em que nos deitamos, e com o inchaço, vêm a obstrução nasal.

Além dessas causas, há uma diminuição na produção de cortisol. Esse hormônio é o que ajuda a regular a respiração, consequente, ele fica mais prejudicada pelos sintomas da gripe.

Leia mais: Como eliminar ácaros de colchões e travesseiros? Resolva fácil com produto caseiro

Como fazer para evitar que a gripe piore à noite ou durante o dia?

Agora que você já sabe os principais fatores que pioram os sintomas da gripe, é importante ficar por dentro de formas de combater esse problema. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar:

  • Mantenha sua garganta sempre hidratada, tendo sempre uma garrafinha de água à sua disposição.
  • Fortaleça a imunidade com alimentos ricos em vitamina C e zinco;
  • Limpe seu quarto com uma boa frequência, para impedir que ele acumule sujeiras.
  • Evite dormir com os seus pets, pois os pelos podem ser piorar alergias e aumentar presença de ácaros no ambiente.
  • Troque regularmente os seus travesseiros e colchões com o passar do tempo, e fique atento a sujeira que eles também podem acumular. Logo faça a limpeza adequadamente.
  • Lavar o nariz e vias aéreas podem ajudar a diminuir o acúmulo de secreção. A higiene oro nasal dificulta a proliferação de vírus e bactérias.
  • Procure consultar um médico para poder ter indicações de sprays nasais que possam ajudam a melhorar a obstrução do nariz e outros problemas.

TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar

Mande a gripe embora! Conheça alimentos que fornecem TRIPTOFANO e aproveite seus benefícios para aumentar sua imunidade, melhorar o sono, ter mais disposição e energia. Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação