O que provoca lúpus, a doença de Astrid Fontanelle? Entenda as principais causas e veja como se cuidar

Em 2012, a apresentadora do programa Saia Justa do GNT, comunicou que sofria de lúpus. Astrid Fontanelle, já necessitou de internação para controlar a doença e chega a tomar 45 comprimidos por dia.  O Lúpus Eritematoso Sistêmico, mais como conhecido como lúpus, é uma doença autoimune crônica e difusa em todo o corpo. Manifesta-se mais frequentemente por lesões na pele e dores nas articulações, mas ela também pode afetar órgãos como os rins, o coração, o cérebro. Entenda as causas e como conviver com essa patologia e alcançar qualidade. É sobre isso que vamos falar hoje.

Antecipadamente, é importante ressaltar que essa doença não é contagiosa, pois está relacionada com fatores imunológicos de cada pessoa, portanto, sem riscos para os demais que se aproximam. Vale dizer que essa doença afeta em torno de 5 milhões de pessoas, e há muito preconceito com os portadores da doença por falta de conhecimento. A maioria afetada são mulheres e os sintomas podem desenvolver em torno de 6 anos até chegar ao diagnóstico.

O que é lúpus?

O lúpus é uma doença crônica, de origem autoimune, ou seja, explica-se por uma ruptura do sistema imunológico. Haja vista que a defesa do corpo contra-ataca por entender que há inimigos invadindo as células. Normalmente é responsável por defender nosso corpo contra agressões externas e internas, mas no caso do lúpus, a atividade anormal das células de defesa do nosso corpo, os linfócitos, leva a um ataque a diferentes componentes de todos os órgãos: a pele, as articulações, os rins, o coração, o cérebro.

A hiperatividade do sistema imunológico dos pacientes, que também se manifesta por vários autoanticorpos, provavelmente se deve a múltiplos fatores, mesmo que as causas exatas permaneçam desconhecidas.

Devido à diversidade de causas e à grande variedade de possíveis danos (doença sistêmica), a expressão da doença será diferente para cada indivíduo. Pode ser exclusivamente cutânea (sem risco de dano posterior a um órgão vital), ou mais difusa e afetar vários órgãos, podendo levar a danos graves se a doença não for bem tratada.

De fato, a ausência de tratamento adequado e, sobretudo, bem monitorado, e as formas difusas da doença lúpica podem levar à falência de diversos órgãos, em particular do rim, do coração, do cérebro. Essa grande diversidade da doença é a razão pela qual os médicos procuram desenvolver cuidados e tratamentos adaptados ao perfil de cada paciente o mais próximo possível.

Veja também: Diabetes não é brincadeira e cuidar da doença pode salvar a sua vida

O que provoca lúpus?

lúpus complicações
Saiba mais do Lúpus, suas causas e tratamento – Canva Pro

 

O lúpus é uma doença autoimune que não pode ser atribuída a uma única causa. Sua causa exata é desconhecida e sua origem provavelmente se deve mais à associação de vários fatores e a um fundo genético predisponente (doença multifatorial).

Entre os fatores predisponentes, os fatores imunogenéticos são os mais conhecidos: o risco de ter doença lúpica em dois gêmeos idênticos é 4 vezes maior do que em falsos gêmeos. O lúpus não está, de fato, associado a uma grande anomalia de um único gene (como na hemofilia), mas são diferentes particularidades genéticas que, quando associadas, predispõem ao desenvolvimento da doença (doença multigênica).

Essas pequenas diferenças genéticas nos genes de imunidade são chamadas de “polimorfismos”. Encontramos, portanto, uma predisposição genética ao lúpus associada a determinados grupos HLA e a determinados genes, mas nenhuma anomalia, isoladamente, é suficiente para causar a doença.

Fatores ambientais

Os fatores ambientais que provavelmente participam do desencadeamento do lúpus são numerosos, mas, novamente, nenhum deles pode desencadear a doença sozinho. Certamente são necessários vários fatores ambientais (associados a vulnerabilidades genéticas do sistema imunológico) para causar a doença.

Os fatores ambientais mais conhecidos são os vírus, como os vírus da mononucleose infecciosa (vírus Epstein-Barr), e vários medicamentos (como procainamida, quinidina, hidralazina, etc.), além de fatores tóxicos . Outros fatores mais conhecidos, como os raios ultravioleta (do sol) e os hormônios femininos (estrogênio), são sem dúvida mais importantes. Por outro lado, não há ocupação conhecida que favoreça o aparecimento do lúpus sistêmico.

Principais sintomas que provoca lúpus

  • cansaço frequente;
  • febre;
  • inchaço nos membros e nos linfonodos;
  • manchas avermelhadas em forma de borboleta no rosto;
  • erupções na pele com manchas vermelhas;
  • dor nas articulações;
  • sensibilidade a exposição solar;
  • problemas urinários recorrentes;
  • fragilidade óssea;
  • ferimentos na boca;
  • mal-estar geral.

Tratamento do que provoca lúpus

Por ser uma doença autoimune, crônica e ainda não haver cura, o tratamento segue protocolos de minimizar os sintomas. Dentre os quais são recomendados adoção de hábitos como baixa exposição solar, uso de cremes dermatológicos para reduzir irritação na pele, fortalecimento da imunidade com alimentação rica em Vitamina C etc. Além desses, os cuidados com possíveis locais e pessoas que possam oferecer riscos de contato para adoecer.

Vale dizer que essa doença afeta em torno de 5 milhões de pessoas, e há muito preconceito com os portadores da doença por falta de conhecimento.

Veja também: Cânceres: fatores emocionais podem contribuir para os tipos mais invasivos da doença

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 250