Síndrome de Fowler: conheça a condição rara que levou uma mulher ficar um ano sem fazer xixi

Em 2020, uma mulher inglesa, moradora de Londres, passou por uma situação rara, ela ficou um ano sem conseguir fazer xixi. Saiba que isso é possível, uma condição rara impede a mulher de urinar por um longo período. Conheça a síndrome de Fowler com SaúdeLab, e entenda por que as mulheres ficam sem fazer xixi por tanto tempo. 

Mulher inglesa fica um ano sem fazer xixi

Por mais estranho que possa parecer, uma mulher ficou sem conseguir usar o banheiro, pois ela simplesmente não fazia mais xixi. O fato ocorreu em outubro de 2020, com a inglesa Elle Adams, de 30 anos, que teve que ir ao médico para entender o que estava ocorrendo com ela. A princípio, ao chegar no hospital, os médicos descobriram que ela estava com 600 ml de urina retida na bexiga. 

Nesse sentido, a solução encontrada pelos profissionais foi colocar um cateter na jovem para drenar a urina da jovem. Saiba que uma mulher apenas consegue manter na bexiga 500 ml de líquido, e os homens até 700 ml. Sabendo disso, a mulher inglesa ainda teve que passar oito meses sofrendo dessa condição e realizou vários exames até que os médicos descobriram o problema. 

Elle sofria de uma condição rara chamada síndrome de Fowler, que provoca o impedimento da passagem da urina, onde o esfíncter urinário não relaxa. Geralmente, este problema raro ocorre com mulheres entre 20 e 40 anos, provocando a retenção da urina de maneira irregular ou integral. Neste período, quando a causa estava sendo investigada pelos profissionais, ele teve que usar um cateter para retirar a urina na bexiga. 

Saiba também: Segurar xixi causa infecção urinária? Veja os principais motivos que fazem você adoecer

Síndrome Fowler

Logo depois do diagnóstico, a mulher passou por uma cirurgia para estimular o nervo sacral, que é responsável por controlar os músculos relacionados à expulsão da urina. Contudo, Elle ainda precisa do cateter na metade das vezes que necessita ir ao banheiro fazer xixi. Os médicos responsáveis tentaram várias opções de tratamento, mas as possibilidades eram mínimas. 

Tentaram medicamentos, porém essa opção não adiantou, visto que a cirurgia foi a única solução que fez diferença e ela passou a se sentir melhor do que antes. Essa condição rara também atingiu uma mulher quase na mesma idade de Elle, no Reino Unido. A britânica Zoe McKenzie, de 27 anos, também perdeu a vontade de fazer xixi até que descobriu a síndrome Fowler em 2019. 

O caso dela ocorreu em 2016, e ela morava em Sydney, na Austrália e trabalhava como instrutora de pilates quando descobriu a condição. Assim como, Elle, a mulher também realizou a cirurgia, porém ela ainda continua utilizando um cateter para ajudar a urinar completamente.

Leia também: Conheça atividades físicas para tratar incontinência urinária de maneira segura

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71
plugins premium WordPress