Book Appointment Now
Conheça atividades físicas para tratar incontinência urinária de maneira segura
Sem dúvidas, as atividades físicas são muito importantes para a manutenção da saúde, e até mesma na prevenção e combate de certas doenças. Uma das condições que pode ser tratada através de exercícios físicos é a incontinência urinária, que é relativamente comum. Portanto, venha com o SaúdeLab e confira atividade físicas para tratar incontinência urinária de maneira segura.
À primeira vista, pode parecer estranho pensar que exercícios físicos possam ser utilizados para tratar incontinência urinária. Porém essa condição está intimamente ligada a determinados músculos, como os do assoalho pélvico. Ou seja, o tratamento se dá através de exercícios que focam nesses músculos em específico.
Contrações para tratar incontinência urinária
Para se ter certeza de que está com incontinência urinária, observe se há perda de urina aos mínimos esforços. Pode ser, por exemplo, ao dar um espirro ou mesmo tossir. Outra dica é quando vem a vontade de urinar e você não consegue segurar. É importante consultar um médico para descartar infecção urinária e fazer um acompanhamento da sua saúde.
Mas, por incrível que pareça, apenas a ação de contrair o assoalho pélvico pode ajudar a tratar incontinência urinária. No caso, essa contração é a mesma que fazemos para segurar o xixi antes de ir ao banheiro. Entretanto, é importante adotar uma determinada rotina para esse exercício, que pode variar de acordo com a forma em que sua incontinência urinária apresenta.
O exercício de contração é como qualquer outro, necessitando de séries e repetições. De maneira geral, o ideal é realizar 3 séries de 10 repetições de contrações rápidas. Contudo, caso sua incontinência urinária seja mais leve, de forma que você consegue segurar um pouco do xixi, então as contrações precisam ser mais longas. Dessa forma, você estará condicionando o assoalho pélvico a segurar a urina por mais tempo.
Leia mais: Conheça agora 5 exercícios para fazer sentado e ter mais disposição no seu dia
Principais cuidados com as contrações
Nas primeiras tentativas, talvez você tenha um pouco de dificuldade em entender se você está contraindo os músculos corretamente. Porém, conforme fora dito, a sensação deve a mesma de quando estamos apertados e seguramos o xixi para ir ao banheiro. Nas contrações, a respiração deve ser calma e tranquila, relaxando ao inspirar e contraindo ao soltar o ar.
Para as mulheres, a percepção pode ser mais clara, visto que os músculos da vagina também são contraídos. Já nos homens, ocorre também a contração dos músculos dos glúteos.
Uma das vantagens do exercício de contração é que ele pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento. Seja na rua ou em casa, sentado ou em pé, e ainda assim terá seus benefícios. A única exceção para essas contrações é que elas nunca devem ser feitas enquanto você estiver urinando, visto que isso pode passar a prejudicar o assoalho pélvico.
Ponte para o assoalho pélvico
Talvez você já conheça alguns exercícios de ponte, que são bastante populares entre as pessoas que costumam se exercitar em casa. Porém, existe uma variação desse exercício que pode ajudar a melhorar a incontinência urinária. Ele também se baseia em contrações, porém elas ocorrem durante alguns movimentos. Logo, diferente do exercício anterior, ele deve ser praticado apenas em casa.
Para fazer a ponte, comece se deitando em um colchão, colchonete ou apenas no chão. Mantenha as pernas flexionadas, com os pés encostando no chão, e os braços dispostos ao lado do tronco. Quando estiver nessa posição, contraia e mantenha o assoalho pélvico enquanto ergue o bumbum. Por fim, volte a posição original e relaxe o os músculos do assoalho.
Contração tipo borboleta para tratar incontinência urinária
Essa é outra atividade física super fácil de fazer e ajuda a tratar incontinência urinária. Veja como executá-lo:
- primeiro, sente-se no colchonete ou sobre uma superfície plana;
- em seguida, dobre as pernas colocando as pontas dos pés uma de frente para a outra.;
- ainda assim, mantenha os braços ao longo do corpo e então, comece a inspirar o ar.
- À medida que soltar o ar, vá contraindo o abdômen e os músculos do assoalho pélvico (como se fosse segurar o xixi). Ao mesmo tempo, movimente as pernas (para cima e para baixo) por 5 a 10 segundos.
- Não se esqueça de manter a coluna reta, o ideal é fazer com as costas apoiadas na parede.
Leia mais: Segurar xixi causa infecção urinária? Veja os principais motivos que fazem você adoecer
GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS
O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.