Mulher pegou catapora por duas vezes: entenda a relação entre herpes zóster e a covid-19

Geralmente, a catapora é uma doença muito comum nas crianças, porém ela também poderá surgir na fase adulta, com a reativação do vírus da varicela zóster. Inclusive um estudo revelou que na pandemia surgiram casos de herpes zóster. Agora, a medicina tenta entender a relação entre o vírus da catapora e a covid-19. Deste modo, para saber mais sobre isso basta continuar aqui no SaúdeLab para entender essa associação. 

Vírus da catapora em adultos é possível? 

Para você que está nessa dúvida se poderá ter novamente catapora, saiba que ela poderá ocorrer devido à reativação do vírus da varicela em latência. Todavia, para contrair a catapora novamente, alguns fatores podem levar a deixar o sistema de defesa do corpo vulneráveis. Ter pego doenças que afetam o sistema imunológico e não ter uma alimentação rica em vitaminas e fibras, não praticar nenhum tipo de atividade física e hábitos saudáveis.   

Sendo assim, em adultos e pacientes imunocomprometidos, há ocorrência de complicações, ou seja, o herpes zóster vírus da catapora poderá levar o paciente para quadros graves e até mesmo à letalidade. Nesse sentido, foi o que ocorreu com a jornalista e escritora Ana Celia Aschenbach, ele começou a sentir dores nas costas em 2021, e logo começou a surgir outros sintomas. Dentre eles pequenas bolhas na pele, mostrando para ela que estava novamente com o mesmo vírus da infância, a catapora. Surpresa! Ela não conseguia imaginar que pegaria a doença novamente depois de tanto tempo. 

Contudo, não é todo mundo que fica totalmente livre do vírus da herpes zóster, pois estima-se que entre 20% e 30% das pessoas que já tiveram a doença na infância. Poderão em qualquer momento da vida apresentar o vírus anos depois caso não tenham sido vacinadas contra essa doença. Diante disso, Ana Célia teve que passar por essa mesma doença agora adulta, e não foi nada agradável, foram momentos sofridos. 

Ela tratou a doença e foi alertada que deveria tomar a vacina contra o herpes zóster, porém depois de curada essa informação foi deixada de lado. No entanto, o que Ana Célia não esperava era que ela pegaria novamente o vírus através deste descuido. 

Veja também: Aos 6 anos, Filha de Deolane Bezerra passa por procedimento estético em clínica

Herpes zóster e covid-19, qual a relação entre os dois vírus?

A princípio, o herpes zóster acontece quando ocorre uma queda na imunidade, onde acaba ocorrendo a catapora, mas, os anticorpos irão diminuir de quantidade principalmente, por conta do avanço da idade, deixando o nosso organismo sem defesa para esse tipo de vírus. Sendo assim, é muito comum pessoas com 50 anos estar com herpes zóster, assim como Ana Célia de 57 anos. 

Entretanto, Ana Célia ficou cismada, pois ela leva uma vida muito saudável e praticava atividades físicas regularmente e não consegue entender como estava com a imunidade tão baixa. Neste caso há uma possível explicação para que ela tenha contraído a doença. Ela pegou covid-19 em 2021 e a segunda vez em 2022 e tomou as doses da vacina do coronavírus. 

Apesar disso, não se descarta a possibilidade de ligação entre o covid-19 e o vírus herpes zóster, visto que já existem estudos que apontam a relação entre ambos. Uma vez que aumentaram os casos durante a pandemia, mas, para a medicina ainda não é possível tirar conclusões. Dado que durante a pandemia muitos indivíduos estavam com a imunidade baixa, deixando nosso corpo sem as suas defesas normais. 

Saiba também: Estudo mostra que aplicar botox pode afetar o reconhecimento das emoções

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71