A aveia faz mal para gastrite? Descubra agora seus efeitos

A princípio, um dos alimentos mais benéficos para o nosso sistema digestivo é a aveia. Ela melhora muito o funcionamento do intestino, graças a sua grande quantidade de fibras. Entretanto, quando o sistema digestivo está adoecido, alguns alimentos que inicialmente são benéficos acabam apenas piorando a situação. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se a aveia faz mal para gastrite, e quais são os benefícios e malefícios dela.

De maneira geral, a gastrite é uma condição de saúde em que a mucosa do nosso estômago fica inflamada. Ela pode causar muita dor e desconforto, além de sintomas como azia, má digestão e até vômitos. Por ser uma doença que afeta a saúde do estômago, que é um dos principais órgãos do sistema digestivo, muitos alimentos passam a ser prejudiciais para o órgão quando sob essas condições.

É verdade que a aveia faz mal para gastrite?

Conforme fora dito, a aveia possui propriedades que afetam o funcionamento do intestino. Isso realmente pode deixar algumas pessoas com gastrite receosas quanto ao consumo dela. Mas felizmente, a aveia não representa nenhum tipo de perigo para essa condição. Na verdade, não só não dá para dizer que aveia faz mal para gastrite, como ela pode ajudar a tratar o problema.

Além das fibras, a aveia ainda é fonte de compostos antioxidantes. Estes por sua vez são muito importantes para a nossa saúde por causa de sua capacidade de combater os radicais livres, que causam envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas. Mas no caso da aveia, seus antioxidantes são considerados aliados no tratamento da gastrite, pois aliviam os sintomas da mesma.

Leia mais: Aveia solta o intestino? Saiba de que maneira ela pode ser benéfica

Outros importantes benefícios da aveia 

  • Favorece a perda de peso: as mesmas fibras que melhoram o funcionamento intestinal também são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade após refeições, ajudando no emagrecimento.
  • Diminui os níveis de colesterol: outro benefícios dessas fibras é que elas conseguem diminuir a quantidade de gorduras que nosso corpo absorve com os alimentos, reduzindo o colesterol.
  • Mantém os ossos mais fortes: a aveia pode não ser uma fonte tão significativa de cálcio, mas contém boas quantidades de outros minerais, como o magnésio e fósforo. Assim como o cálcio, eles também são muito importantes para a estruturação e desenvolvimento dos nossos ossos.
  • Melhora a imunidade: por fim, a aveia ainda contém mais um mineral indispensável, que é o zinco. Ele contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que não só podem reforçar o combate da gastrite, como também ajudam no desenvolvimento das nossas células de defesa.

Em excesso, a aveia pode ser prejudicial para o nosso intestino

Por mais que não possamos afirmar que a aveia faz mal para gastrite, ela pode ser problemática para a saúde intestinal quando consumida em grandes quantidades. Isso pode parecer estranho, já que um dos principais benefícios dela é a melhoria no trânsito intestinal. Mas em porções excessivas, esse benefícios se transforma em inchaços e desconfortos no intestino, e até mesmo leva à diarreia em alguns casos.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer cuscuz? Esses cuidados são indispensáveis

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915