Quem tem gastrite pode comer cuscuz? Esses cuidados são indispensáveis

A gastrite é um dos problemas gástricos que mais interferem na nossa alimentação

Mesmo sendo um prato regional, o cuscuz é consumido por todo o Brasil. Ele é saboroso e pode ser acompanhado de ingredientes bem variados. Entretanto, o que mais importa em qualquer alimento é como ele pode interferir na nossa saúde, especialmente de quem sofre de problemas gástricos como a gastrite. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se quem tem gastrite pode comer cuscuz, e como ele pode afetar a doença.

Sem dúvidas, a gastrite é uma das doenças gástricas mais comuns entre as pessoas. E infelizmente, dependendo do caso, ela diminui bastante o bem-estar e qualidade de vida. Por ser uma condição estomacal, nossa alimentação pode influenciar diretamente na gravidade dela. Logo, é importante saber quais alimentos são considerados bons e quais são considerados prejudiciais.

Gastrite: principais causas e sintomas

A princípio, podemos definir a gastrite como um problema inflamatório que afeta o nosso estômago, especificamente a parede e mucosa dele. As inflamações da gastrite podem ser intensas, repentinas e passageiras, ou ir se estabelecendo com o passar do tempo. Essas são características da gastrite aguda e crônica respectivamente, sendo a crônica um pouco mais complicada de se tratar.

Em relação aos fatores que causam essas inflamações, eles são bem diversos. Elas podem ser causada por infecções bacterianas, consumo de medicamentos ou bebidas alcóolicas, ou tabagismo. Agora, quanto em relação aos seus sintomas, os principais costumam ser:

  • Indigestão
  • Náuseas
  • Dores abdominais
  • Barriga estufada
  • Azia
  • Vômitos
  • Perda de apetite

Leia mais: Quem tem labirintite pode comer cuscuz? Saiba ele pode piorar as crises

E quem tem gastrite pode comer cuscuz ou não?

De maneira geral, o principal ingrediente do cuscuz é o milho, usada na forma de farinha ou flocos. O milho por sua vez é um alimento bem rico em nutrientes, sendo os carboidratos um dos mais expressivos. Mas o ponto que realmente importa para a gastrite é que ele pode ser digerido normalmente, sem ser um obstáculo muito grande para o estômago. Portanto, nesse aspecto, quem tem gastrite pode comer cuscuz tranquilamente.

Por outro lado, conforme fora dito, o cuscuz é um prato com diferentes acompanhamentos, e é justamente neles em que reside o problema. Se ele estiver acompanhado de alimentos mais pesados, gordurosos ou que são difíceis de digerir, o esforço do estômago será maior e a gastrite será provocada. Então quem tem gastrite pode comer cuscuz, mas com muita atenção nos adicionais.

Como é a dieta ideal de quem sofre de gastrite?

Sabendo que acompanhamento gordurosos ou pesados fazem o cuscuz ser prejudicial para a gastrite, fica claro que todo alimento desse tipo precisa ser evitado. Esse costuma ser o caso de carnes vermelhas, especialmente as processadas e embutidas, dos alimentos industrializados ou condimentados, de refrigerantes, fast-foods, frituras, congelados, doces e similares.

Em compensação, alimentos mais simples, naturais e leves são excelentes para a gastrite. Afinal, eles exigem muito menos do estômago para serem digeridos. Como exemplo desses alimentos, é possível citar as carnes brancas, alimentos integrais, grãos, vegetais, frutas e alguns tipos de chás.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer manga? Será que interfere na recuperação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação