Deixar o perfume na geladeira fixa mais mesmo, ou isso é apenas mito? Entenda

Sabemos que os perfumes costumam ser produtos bem caros, e motivos para isso não faltam. Eles são extremamente delicados, e com um composição bem complexa. E para manter essas características, é importante saber como conservá-lo e aproveitá-lo corretamente. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se deixar o perfume na geladeira fixa mais mesmo, ou se isso é apenas mito.

À primeira vista, a ideia de guardar o perfume na geladeira pode parecer boa. Afinal, a principal função dela é conservar todo o seu conteúdo. Mas conforme fora dito, a composição do perfume é muito delicada, sem falar que é completamente diferente dos alimentos que geralmente ficam na geladeira. Ou seja, é importante saber se a geladeira melhora e conversa o perfume, ou se apenas contribui para que ele estrague.

Colocar o perfume na geladeira fixa e conserva ele?

De maneira geral, o que de fato permite com que a geladeira seja usada para conservar produtos é a baixa temperatura gerada por ele. O frio tende a combater a deterioração, e por incrível que pareça, isso também se aplica ao perfume. Por mais delicada que a sua composição seja, deixar o perfume na geladeira ajuda a mantê-las preservadas por mais tempo, e permite com que ele se fixe melhor na pele.

No caso, é importante salientar que a temperatura não pode ser baixa demais. Por isso que ao colocar o perfume na geladeira, geralmente as melhores opções são a porta ou prateleiras mais baixas. Ademais, para evitar que o perfume entre em contato com os alimentos, manuseie ele com cuidado e procure manter ele dentro de um recipiente vedado sempre que for guardá-lo de fato.

Leia mais: Usar perfume vencido faz mal para a pele? Entenda melhor essa questão

Outras formas de manter o perfume conservado

Como a geladeira conserva o perfume por causa da baixa temperatura, ambientes quentes ou que variam muito acabam sendo um problema. Esse é o caso do banheiro, que apesar de ser um dos locais mais comuns onde as pessoas guardam seus perfumes, sofre com altas temperaturas, umidades e variações desses. Todos esses fatores contribuem para a oxidação e perda das propriedades do perfume.

Por outro lado, existe outro motivo pelo qual a geladeira é tão boa para guardar perfumes. A exposição à luz solar também ajuda o perfume a estragar mais rapidamente. Sendo assim, em suma, você não precisa necessariamente guardar o perfume na geladeira, mas procure garantir que fique em local fechado, sem umidade e ao menos sob temperatura ambiente constante.

A importância de se garantir a qualidade do perfume

Por fim, agora que você sabe que é bom guardar o perfume na geladeira e os motivos por trás disso, vale a pena entender porque é tão necessário mantê-lo conservado. Assim como quase todo tipo de produto, os perfumes podem estragar e passar de sua validade. Quando isso ocorre, ele geralmente muda de coloração e odor, pode apresentar depósitos no fundo do frasco, e ser um grande problema para a saúde, causando sintomas como:

  • Manchas na pele
  • Reações alérgicas severas
  • Irritações aparentes
  • Danos e lesões generalizados
  • Queimaduras, quando a pele é exposta ao Sol

Leia mais: Maizena é bom para alergia na pele? Entenda se realmente funciona

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915