Abacate é proteína ou carboidrato? Conheça seus valores nutricionais

A composição nutricional de um alimento é de extrema importância para a nossa saúde

Quem gosta de abacate e consome ele frequentemente, está beneficiando muito a própria saúde. Ele é uma fruta muito interessante, e rica em propriedades diversas. O problema é que nem todo mundo é familiarizado com o nutrientes dele, e podem ficar receosos por isso. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o abacate é proteína ou carboidrato, e te apresentar seus benefícios.

De antemão, tanto as proteínas quanto os carboidratos são compostos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. O problema é que, enquanto as proteínas exercem múltiplas funções, os carboidratos estão mais relacionados à geração de energia, e podem ser prejudiciais quando em excesso. Logo, saber qual a quantidade de proteínas e carboidratos de um alimento pode fazer a diferença na saúde.

Benefícios do abacate para a saúde

  • Favorece as atividades cerebrais: um dos principais compostos do abacate é o ômega-3. Ele é capaz de melhorar a circulação de sangue no cérebro, melhorando nossa concentração e memória.
  • Combate a hipertensão: dentre os minerais do abacate, o magnésio e potássio merecem um destaque especial. Através deles, o organismo consegue regular melhor a pressão arterial, evitando a hipertensão.
  • Rico em antioxidantes: sem dúvidas, os nutrientes mais expressivos do abacate são seus antioxidantes. De maneira geral, eles combatem os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce e responsáveis por aumentar o risco de doenças neurodegenerativas.
  • Melhora o trânsito intestinal: as fibras são mais um componente bastante marcante do abacate. A principal função delas é melhorar o trânsito e funcionamento intestinal. Isso é especialmente benéfico para pessoas que sofre com constipação, ou outras condições intestinais similares.

Leia mais: Abacate solta o intestino? Entenda como ele interfere na saúde intestinal

Entenda se o abacate é proteína ou carboidrato

Agora que você conhece algumas de suas propriedades, resta apenas saber se o abacate é proteína ou carboidrato, através da proporção deles na fruta. Portanto, confira a seguir alguns dos valores nutricionais para cada 100g dele:

  • Proteínas: 1,2g
  • Carboidratos: 6g
  • Fibras: 6,3g
  • Gorduras totais: 12g
  • Calorias: 96

Como você pode perceber, o abacate apresenta uma quantidade um pouco maior de carboidratos do que de proteínas. Mas a diferença não é muito expressiva, bem como a quantidade individual de cada um. Logo, por ser uma fruta extremamente benéfica para a nossa saúde, não precisamos focar tanto na questão de se o abacate é proteína ou carboidrato. A quantidade de ambos os nutrientes não mudam o fato dele ser vantajoso para o organismo.

As gorduras do abacate são um problema?

Por fim, ainda em relação aos seus valores nutricionais, podemos observar que, dentre os compostos citados, o mais expressivo deles são as gorduras. Esse é outro motivo pelo qual não há necessidade de discutir se o abacate é proteína ou carboidrato, visto que ele contém duas vezes mais gorduras do que carboidratos.

Graças a essas características, muitas pessoas podem ficar na dúvida de se o abacate é seguro. Afinal, conhecemos as gorduras por serem extremamente prejudiciais para a nossa saúde, especialmente para o sistema cardiovascular. Porém, no caso do abacate, as gorduras em questão são de altíssima qualidade, e inclusive são responsáveis por muitos dos benefícios que a fruta oferece.

Leia mais: Abacate faz mal para gastrite? Descubra se pode ou não incluir na dieta

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação