Abacate faz mal para gastrite? Descubra se pode ou não incluir na dieta

Se você sofre de gastrite, é preciso tomar cuidado com diversos tipos de alimentos

A princípio, o estômago é um dos principais órgãos do nosso sistema digestivo. Logo, quando ele é afetado por alguma doença, muitas vezes é necessário fazer algumas mudanças na alimentação, como ocorre em casos de gastrite. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se o abacate faz mal para gastrite, ou ele é uma boa inclusão para a dieta.

Sem dúvidas, o abacate é uma fruta bastante única, tanto em relação ao seu sabor e textura, quanto em relação às suas propriedades nutricionais. Porém quando estamos com algum problema gástrico, como a gastrite, precisamos ficar bastante atentos com o que estamos comendo, mesmo que seja uma fruta como o abacate.

O que evitar quando se está com gastrite?

Primeiramente, antes de dizer se o abacate faz mal para a gastrite, é preciso entender que tipo de alimento costuma ser prejudicial para essa condição. Como a gastrite é uma inflamação do estômago, qualquer alimento que seja inflamatório será um problema. Porém comidas picantes e ácidas podem, respectivamente, irritar o estômago e alterar o pH dele. Logo, elas também são prejudiciais.

Sob esse ponto de vista, os alimentos que fazem mal para a gastrite costumam ser os remorsos. Eles são ricos em elementos inflamatórios, como gorduras, açúcar, óleos refinados ou sal. Ao mesmo tempo, como comidas picantes ou ácidas também são um problema, temperos como as pimentas ou o limão precisam ser evitados por quem tem gastrite.

Veja também: Quem tem gastrite pode comer ovo ou não? Entenda os riscos

O abacate faz mal para a gastrite mesmo?

De antemão, talvez o que faça as pessoas pensarem que o abacate faz mal para a gastrite é o fato de que ele é muito conhecido por ser gorduroso. Conforme fora dito, a gordura é um dos elementos que, quando em grandes quantidades, são inflamatórios no nosso organismo. Contudo, essa regra felizmente não se aplica para o abacate, graças a qualidade de suas gorduras.

Alguns alimentos, especialmente os de origem animal, contém gorduras que realmente são prejudiciais e inflamatórias para a saúde. Mas as gorduras do abacate são consideradas bastante saudáveis. Inclusive elas podem ser benéficas para o controle e tratamento da própria gastrite, quando incluídas em uma dieta balanceada.

Sob o mesmo ponto de vista, o abacate também é uma fruta que favorece a saúde geral do sistema digestivo, e que possui um pH quase neutro. Portanto, dizer que o abacate faz mal para a gastrite vai totalmente contra o que a fruta realmente oferece para a saúde e para essa condição. Portanto, se você tem gastrite pode sim comer abacate, porém com moderação.

Quais outros alimentos são bons para a gastrite?

De maneira geral, a grande maioria dos alimentos naturais podem ser incluídos na dieta para a gastrite. Ou seja, frutas e vegetais são sempre bem vindos, com exceção do limão, pimenta e outros exemplos que são cítricos ou picantes. Em suma, o importante é evitar alimentos gordurosos e açucarados, como doces, refrigerantes e carnes vermelhas, , e priorizar alimentos mais leves, como saladas, grãos e carnes brancas.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer pão? Descubra se é uma boa ideia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação