Açafrão quebra jejum intermitente, ou pode consumir normalmente? Entenda

Saiba se o açafrão é permitido durante o jejum intermitente, ou se é preciso evitar

Açafrão quebra jejum intermitente? – Quem faz jejum intermitente precisa ter inúmeros cuidados com a alimentação do dia a dia para que o processo não seja prejudicial e nem seja prejudicado. E um desses cuidados é com o que pode ou não comer durante o período de jejum em si.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o açafrão quebra jejum intermitente, ou se pode consumir ele normalmente.

A princípio, o açafrão, também chamado de cúrcuma ou açafrão-da-terra, é um tempero bastante acessível, e que possui uma grande versatilidade na cozinha. Mas o melhor dele é a sua riqueza em nutrientes e propriedades benéficas para a saúde.

Logo vale a pena entender se o açafrão interfere ou não no jejum intermitente para não deixar de aproveitar as vantagens dele.

Açafrão quebra jejum intermitente?

De maneira geral, fazer o jejum intermitente se consiste em estabelecer um período de tempo no dia a dia, entre 8 e 12 horas geralmente, em que devemos cortar o consumo de alimentos no geral. O principal objetivo desse hábito é a perda de peso, e se feito corretamente de fato é um aliado nesse processo.

Entretanto, há bastante dúvida em relação à se todo e qualquer alimento precisa ser cortado durante o jejum.

No caso, por ser um tempero, o açafrão é um produto muito leve do ponto de vista calórico. A riqueza de nutrientes dele não só não pesa no corpo, como também pode potencializar o emagrecimento que o jejum intermitente oferece.

Ou seja, não há como dizer que o açafrão quebra jejum intermitente justamente porque acaba sendo um aliado dele, e não é calórico o suficiente para contribuir para o ganho de peso.

Portanto, fazer o uso do açafrão não quebra o jejum intermitente.

O que mais podemos consumir durante o jejum intermitente?

Sabendo que o açafrão não quebra jejum intermitente, vale a pena conhecer outros alimentos que possuem essa mesma capacidade. Em suma, como o açafrão é um tempero, outras especiarias e até mesmo ervas costumam não interferir no jejum.

E uma das formas de aproveitar esses produtos é através de chás. Mas além dos chás, a água, café e até mesmo um pouco de limão diluído são permitidos durante o jejum intermitente.

Vantagens de se consumir o açafrão no jejum

  • Protege a saúde do cérebro: o açafrão é considerado um forte antioxidante e anti-inflamatório. Essas duas propriedades são indispensáveis para a manutenção da saúde cerebral, pois elas inibem o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e ainda melhoram a cognição.
  • Combate a depressão: por incrível que pareça, o açafrão possui compostos que equilibram a dopamina e serotonina, dois neurotransmissores extremamente importantes para a manutenção do humor e bem-estar.
  • Controla o colesterol: outra vantagem do açafrão ser antioxidante é que ele inibe a oxidação de gorduras. Assim, ele é capaz de manter os níveis de colesterol melhor controlados.
  • Regula a diabetes: assim como o colesterol, os níveis de glicose no sangue também podem ser controlados melhor através do açafrão. Isso se dá pela capacidade dele em melhorar a atividade das células do pâncreas, órgão que secreta a insulina responsável por regular a glicemia.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação