Açaí faz mal para o fígado? Fique atento e evite problemas

A princípio, o açaí é uma fruta típica do Norte do Brasil, mas que conquistou popularidade por todo o país. Afinal, ele é muito saboroso e riquíssimo em propriedades benéficas para a saúde. Mas existem casos em que ele pode sim ser prejudicial. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se o açaí faz mal para o fígado, ou se ele oferece só benefícios para a saúde.

Um outro motivo pelo qual o açaí se tornou popular é que, atualmente, ele é muito acessível. Podemos encontrar um carrinho, barraca ou restaurante de açaí por quase todo canto. Dessa forma, cada vez mais pessoas têm oportunidade de experimentar e consumir ele regularmente. O problema é que mesmo assim as propriedades dele ainda não são tão difundidas quanto deveriam ser.

Principais benefícios do açaí para a saúde

  • Protege o sistema cardiovascular: o açaí é uma verdadeira bomba de benefícios para o coração e vasos sanguíneos. Ele favorece a circulação sanguínea e promove o controle do colesterol, combatendo e prevenindo muitas doenças e problemas cardiovasculares.
  • Nutre os nossos ossos: por incrível que pareça, o açaí contém quantidades significativas de cálcio, suficientes para manter os ossos mais fortes, prevenindo a osteoporose.
  • É riquíssimo em antioxidantes: estes talvez sejam os nutrientes mais expressivos do açaí. Os antioxidantes são compostos capazes de combater os radicais livres. Estes por sua vez podem causar desde o envelhecimento precoce até doenças neurodegenerativas.
  • Aumenta a imunidade: acredita-se que o açaí seja capaz de melhorar o funcionamento do sistema imunológico através de estímulos na ação das células de defesa que compõem ele.

Leia mais: Erva baleeira faz mal para o fígado? Conheça os seus principais efeitos

E o açaí faz mal para o fígado ou não?

Como você pode observar, a fruta do açaí é extremamente benéfica. E felizmente, não há indícios de que o açaí faz mal para o fígado de fato. Na realidade, a fruta é considerada até benéfica para o órgão. Seus antioxidantes combatem o estresse oxidativo do corpo, e um dos benefícios disso é a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas. Em conjunto com outros nutrientes, esse fenômeno também previne doenças hepáticas

Contudo, é preciso ter em mente que todas as propriedades citadas aqui só valem para a fruta do açaí. Atualmente, os famosos copos de açaí que são comercializados muitas são industrializados. Ou seja, eles sofrem com a adição de diversos compostos. Um deles é o açúcar, especificamente a frutose artificial. Ela é extremamente prejudicial para as células hepáticas, portanto nesse caso o açaí faz mal para o fígado de fato.

O ação industrializado é um risco para a saúde no geral

Não é apenas o fígado que pode sofrer com a composição nutricional do açaí industrial. Por ser adicionado de conservantes, corantes e muitos outros químicos, ele acaba sendo um verdadeiro veneno para a nossa saúde. Isso sem falar dos copos de açaí que levam leite em pó, creme de avelã, leite condensado, e outros ingredientes açucarados. Portanto, sempre que for comer açaí, priorize ele na sua forma mais natural possível.

Leia mais: Açaí é remoso? Descubra sua características nutricionais

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915