Quem é alérgico pode usar ar condicionado? Saiba os riscos envolvidos

O ar condicionado faz toda a diferença no calor, porém é preciso ter algumas ressalvas

As rinites alérgicas, bem como outras formas de alergia, são condições bastante comuns, e que podem limitar alguns dos hábitos de vida da pessoa. Um desses hábitos é o ar condicionado, que muitos tem receio de utilizar por medo de prejudicar a alergia. Portanto, venha com o  SaúdeLab e entenda se quem é alérgico pode usar ar condicionado ou não.

Sem dúvidas, o ar condicionado é, para muitos, um aparelho indispensável em casa, especialmente por estarmos em uma país quente como o Brasil. Quando o calor está insuportável, ele acaba sendo a melhor solução para o problema. Entretanto, é preciso entender como ele pode influenciar a alergia das pessoas, e como garantir a segurança ao utilizar ele.

Como o ar condicionado funciona?

Antes de mais nada, para falar da relação entre o ar condicionado e as alergias, é preciso compreender um pouco sobre o funcionamento do aparelho. De maneira geral, ele aproveita a umidade do ambiente em que ele está, para gerar uma corrente de ar gelado. Ou seja, ele consome a umidade do local e libera um vento de temperatura reduzida.

Outro fator importante que deve ser considerado é que o aparelho possui um filtro, estrutura importante para um bom funcionamento, Esse filtro impede a passagem de sujeiras, poeiras e similares, que podem ter vindo do próprio ambiente, e consequentemente eles não são liberados no ar.

Leia também: Como saber se tenho que limpar o ar condicionado? Veja o passo a passo mais fácil

Qual o problema do aparelho para os alérgicos?

Alérgico pode usar ar condicionado
Alérgico pode usar ar condicionado. Foto: Canva PRO

Tendo em mente os principais conceitos do funcionamento do ar condicionado, é possível perceber que ele pode de fato ser um problema para pessoas com alergias e rinites alérgicas. Afinal, para ele funcionar, ele precisa retirar a umidade do ar do ambiente. Logo, ele deixa o ar do local mais seco e, obviamente, mais gelado, o que pode prejudicar as vias aéreas, representando um risco para alérgicos.

Por outro lado, o próprio filtro do aparelho também pode ser um problema. Toda a sujeira e poeira que ele filtra, se acumula no aparelho. Consequentemente, se o ar é muito utilizado e não passa por uma boa manutenção, essa filtragem pode começar a falhar, lançando partículas de sujeira no ar e afetando os alérgicos.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Dicas para alérgicos utilizarem o aparelho sem problemas

Apesar do problemas que o ar condicionado pode representar para quem tem alergia, isso não significa que essas pessoas não podem utilizar o aparelho de forma alguma. O importante é apenas ter alguns cuidados como:

  • Procure não reduzir demais a temperatura do ar, para que a mudança de temperatura e umidade do ambiente não seja muito drástica ou repentina.
  • Certifique-se de que o filtro do ar condicionado esteja sempre em bom estado, devidamente limpo e funcionando corretamente.
  • Tente não usar o aparelho constantemente, e sim nos momentos em que o calor realmente faz dele indispensável.

Leia mais: Ar condicionado aumenta a fome, garante especialista em tecnologia

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação