Book Appointment Now
Conheça 5 alimentos que aumentam a fertilidade masculina e ajudam a ter um bebê
A princípio, a nossa alimentação influencia na saúde do nosso organismo em incontáveis aspectos. Por isso é tão importante manter hábitos alimentares saudáveis. Entretanto, poucas pessoas sabem que a alimentação pode ajudar até mesmo a melhorar a fertilidade, incluindo a de homens. Portanto, venha com o SaúdeLab e fique por dentro dos alimentos que aumentam a fertilidade masculina.
À primeira vista, a fertilidade pode parecer uma característica tão básica do nosso corpo, que nos acostumamos com a ideia de que ela não é tão facilmente influenciável. Contudo, a realidade é que diversos problemas de saúde e hábito de vida podem interferir na fertilidade masculina, tanto de forma positiva, quanto negativa. Isso inclui a alimentação, que pode beneficiar muito a fertilidade.
Alimentos que aumentam a fertilidade masculina
- Tomate: um dos componentes que confere a cor vermelha ao tomate é o licopeno. Este por sua vez, é capaz de melhorar muito a saúde dos espermatozoides em geral, incluindo a motilidade deles.
- Grão-de-bico: a riqueza em zinco desse alimento, permite que a produção de espermatozoides seja significativamente aumentada, promovendo uma maior fertilidade para o homem.
- Feijão: outra grande opção de grão rico em zinco, que consequentemente tem o mesmo efeito que o grão-de-bico sob a fertilidade masculina.
- Salmão: tanto o volume do sêmen quanto a produção de espermatozoides podem ser beneficiados através do consumo de salmão. Isso se dá graças a ação do ômega-3 e ácidos graxos, presentes em grandes quantidades nessa carne de peixe.
- Nozes: de nada adianta ter um grande volume de espermatozoides se eles não tiverem uma boa mobilidade. Felizmente, as nozes conseguem beneficiar em ambos os aspectos, além de aumentar o desejo sexual.
Leia mais: Quais exames avaliam a fertilidade masculina? Entenda mais sobre cada um
Outras formas de melhorar a fertilidade
Ainda em relação a alimentação, para que a fertilidade masculina possa melhorar consideravelmente. não basta apenas consumir os alimentos citados acima. De fato eles podem ajudar muito nesse quesito, porém você deve cuidar de sua dieta como um todo. Ou seja, para ter uma melhoria definitiva na sua fertilidade, estabeleça uma alimentação saudável, reduzindo o consumo de açúcar e gordura, e aumentando o de frutas e legumes.
Hábitos de vida fora da alimentação também são imprescindíveis para aprimorar a fertilidade masculina, especialmente quando se trata de exercícios físicos. Se manter ativo e cuidar do seu corpo e desempenho físico é importante para a saúde dos órgãos reprodutores e, consequentemente, para a fertilidade. Ademais, a saúde mental também necessita de atenção, visto que o estresse pode prejudicar diretamente a fertilidade.
Quais fatores podem prejudicar a fertilidade no homem?
Por fim, tão importante quanto adotar hábitos de vida e alimentação saudáveis para melhorar a fertilidade masculina, é evitar os fatores que podem prejudicar a mesma. No caso, além de doenças e condições de saúde como a varicocele e azoospermia, o consumo de bebida alcóolicas podem comprometer severamente com a produção e qualidade de espermatozoides. O mesmo vale para pessoas que são fumantes, visto que o tabagismo possui o mesmo efeito.
Leia mais: Infertilidade Masculina: quais são os principais sintomas? Saiba o que fazer