Quais exames avaliam a fertilidade masculina? Entenda mais sobre cada um

A fertilidade masculina pode ser analisada e avaliada com determinados exames

A princípio, os exames médicos aos quais somos submetidos são muito importantes para que possamos acompanhar a nossa saúde. Com isso, sempre que suspeitamos de algum problema no nosso organismo, podemos recorrer aos exames para descobrir se está tudo bem, até mesmo em relação a fertilidade de uma pessoa. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar quais são os exames que servem para avaliar a fertilidade masculina.

De antemão, os exames para fertilidade masculina infelizmente não possuem uma consideração muito grande por parte das pessoas. Geralmente, quando um casal está com dificuldades de engravidar, ele recorre aos exames de fertilidade feminina, deixando em segundo plano a possibilidade de uma infertilidade masculina. Portanto, é necessário que os exames de fertilidade para homens sejam mais difundidos e valorizados.

Leia também: Infertilidade Masculina: quais são os principais sintomas? Saiba o que fazer

Quais são as principais opções de exames para avaliar fertilidade masculina?

  • Espermograma: esse é sem dúvidas o exame mais comum e básico para testar a fertilidade de um homem. De maneira geral, ele se consiste em uma analise da qualidade e quantidade de espermatozoides que o homem está produzindo, a partir de uma amostra de sêmen. Ou seja, são analisados tanto a concentração dos espermatozoides na amostra, quando a motilidade e saúde deles.
  • Capacitação espermática: à primeira vista, esse exame é muito similar ao do espermogama, visto que ele também analisa a quantidade e qualidade dos espermatozoides. Entretanto, essa análise é um pouco mais completa, de forma que é feita uma centrifugação do sêmen para encontrar os melhores espermatozoides. Com isso, o resultado será ainda mais próximo da capacidade fértil real do paciente.
  • Fragmentação do DNA: a função do espermatozoide como gameta masculino, é encaminhar para o óvulo o material genético necessário para originar a fecundação e, posteriormente, um feto. A partir disso, o exame de fragmentação do DNA tem como objetivo analisar justamente o DNA dos espermatozoides. Se ele apresentar algum defeito ou fragmentação, significa que a qualidade dos gametas e do sêmen não estão saudáveis.

Para quem esse tipo de exame é indicado?

Se você está tendo dificuldades de engravidar com seu parceiro ou parceira, é preciso que você procure realizar exames de fertilidade com os citados acima. Entretanto, existem alguns sintomas que podem indicar que um homem está com infertilidade e, portanto, deve também realizar esses exames. Dentre esses sintomas é possível citar a dor nos testículos ou ao fazer sexo, problemas na ejaculação, disfunções hormonais e disfunção erétil.

Como combater os problemas na fertilidade masculina?

Por fim, a partir do momento em que os exames de fertilidade masculina identificam um problema, é preciso procurar o acompanhamento médico especializado para descobrir a causa e solucioná-la. Doenças como a varicocele causam infertilidade, e precisam de intervenção cirúrgica. Já em casos de infertilidade com causa hormonal, a abordagem e tratamento são diferentes. Ou seja, a solução para o problema varia de caso a caso.

Por outro lado, existem hábitos de vida que são essenciais para prevenir problemas de fertilidade masculina. A alimentação, por exemplo, deve estar sempre muito bem balanceada. Na verdade, o ideal é que ela esteja em conjunto com uma boa rotina de exercícios. Ademais, o consumo de bebidas alcóolicos e o fumo precisam ser evitados, visto que eles são muito problemáticos para a fertilidade.

Leia mais: O que piora infecção urinária? Saiba o que nunca deve ser feito

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação